Se Tu me Cativares


6º ano A Pessoa Humana

novas 040Olá 6º ano

Depois de lerem a p. 22 do vosso manual e a p. 29, escrevam aqui um pequeno texto (cerca de oito a dez linhas) onde falem das características do ser humano que o distinguem dos outros animais.

Este trabalho é para fazer até ao fim de outubro. Vá lá, isto não custa nada

 

 

 

Correção do teste:

6 – A capacidade que permite ao ser humano partilhar as suas experiências e manifestar aos outros aquilo que é e em que acredita é a LINGUAGEM.

7 – As dimensões do ser humano são três: a biológica que se insere no universo dos seres vivos;
a social, que se insere no universo dos seres animais; a espiritual que é estritamente humana e distingue as pessoas de todos os outros seres.

8 – Os valores da liberdade, igualdade e fraternidade ganharam acentuados contornos políticos e sociais com a Revolução Francesa.

9 – A Segunda Guerra Mundial foi o acontecimento que, pela sua crueldade, esteve na origem da criação da ONU.

10 – Os atentados cometidos contra a dignidade humana um pouco por todo o mundo foram a razão pela qual a ONU promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

11 – Em 1989 a ONU promulgou a Convenção sobre os Direitos das Crianças, documento que se destinava a fazer reconhecer os direitos das crianças.

12 – A ONU foi fundada com os seguintes objetivos: promover a paz, proteger os direitos humanos, fomentar o desenvolvimento económico e social das nações, estimular a autonomia dos povos e reforçar os laços entre todas as nações.

13 – No caminho de busca da liberdade, percorrido pelo ser humano ao longo dos tempos, um ponto que tem a ver diretamente com Portugal pode ser o 25 de abril de 1974, ou o fim da escravatura.

14 – A identidade sexual inscreve-se na dimensão biológica da pessoa.

15 – As capacidades de pensar, decidir e amar inscrevem-se na dimensão espiritual do ser humano.

 

Olá 6º ano deixo as indicações para a preparação próxima da ficha de avaliação. A estrutura é idêntica ao que costumo fazer: escolha múltipla, verdadeiro e falso, texto para completar, perguntas de resposta curta, uma composição…

Vejam os exercícios das fichas que realizámos, as sínteses e outros apontamentos do caderno diário e também as seguintes páginas

pp. 16 e 18 ver tudo muito bem;

p. 19 ver o texto que está dentro da caixa para saber +

Estudar a p. 19 e as pp. 22 e 23;

Ver bem as pp. 25,  27,  29 e 30;

Também é importante a p. 32 e 34

O mesmo se diga para as pp. 37 e 38;

prestar atenção ao friso crnonológico das pp. 38 e 39 e o último § da p. 40;

Ver bem a p. 42 e os dois últimos § da p. 43;

ter atenção às pp. 46 e 47 e ao primeiro § da p. 48

Leiam com atenção as pp. 52 e 53 e de pois elaborem um texto de cerca de quinze linhas onde falem da importância de garantir os direitos às pessoas portadoras de deficiência e da sociedade criar uma mentalidade cada vez mais inclusiva onde todos se sintam acolhidos e amados.

Bom trabalho!


57 comentários so far
Deixe um comentário

O ser humano tem espírito, tem inteligência, é afetuoso, tem liberdade, é criador e tem relações com a comunidade que vive perto ou longe de si.
A pessoa tem um corpo onde Deus se situa para espalhar a sua verdadeira e eterna palavra Ele também ajuda as pessoas a tomarem as decisões dificeis como o bem e o mal.
A pessoa é unica cada uma com as suas qualidades e defeitos mas numa coisa somos iguais na nossa espiritualidade que se centra em acreditármos em Deus e nos outros, porque são estas pessoas que nos ajudam a ser melhores todos os dias.

Comentar por mariana matias 6 ano B

O que distingue o ser humanos de todos os outros seres vivos é conseguir distinguir entre o bem e o mal, tomar decisões livres e ser responsável pelas suas atitudes. O ser humano tem consciência moral, social e espiritual e tem a capacidade de organização e comunicação atravez de varias formas artisticas, fruto da sua criatividade e arte que faz parte do seu enriquecimento cultural. apesar de todos os seres humanos serem diferentes na forma de viver, vestir, pensar, etc. ou seja cada pessoa tem as suas particularidades, embora partilhem varios aspetos, mas não são iguais. os outros seres vivos não têm essas capacidades.

Beatriz Gomes 6ºB

Comentar por Beatriz Gomes

São muitas as caracteristicas que diferem os seres humanos dos outros animais. Entre as dimensões da pessoa humana, como a biológica ou física, a social, a espiritual, a moral e a cognitiva, as primeiras três são as fundamentais.
A dimensão biológica caracteriza todos os seres vivos, mas cada ser humano ou animal tem caracteríscas biológicas próprias que segundo o sexo, masculino ou feminino, têm comportamentos diferentes. Nesta dimensão, os seres humanos têm um cerebro mais desenvolvido do que o das restantes espécies animais, tendo, por isso uma inteligência superior: têm mais capacidade de resolver problemas e agem com mais automia. A dimensão social está associada à capacidade de comunicação e de organização entre as diferentes espécies, porém nas pessoas é muito mais complexa. Ao nível espriritual, o ser humano tem uma vida interior muito superior à dos animais: pensam e falam com os outros e distinguem o bem e o mal.

Comentar por João Filipe

A pessoa tem características biológicas, sociais e espirituais.
Os seres humanos caracterízam-se especialmente pela dimensão espiritual, os animais pela social e os seres vivos pela biológica, mas mesmo assim ninguém é igual.
A comunicação entre todos os seres humanos é, não só verbal e corporal, como é também através das artes, da música, da dança, da pintura, da escultura, da literatura, do teatro, do cinema, etc… e enteder isso faz-nos crescer culturalmente.

Comentar por Maria João Morna 6ºB

o ser humano distingue-se de todos os outros seres na dimensão espiritual, pois é nessa dimensão que nós falamos com Deus e onde pensamos em que religião queremos acreditar.
A dimensão social é de todos os animais, os animais conseguem comunicar através de ruídos e odores e os humanos conseguem ainda comunicar ainda com a linguagem gestual, falada, escrita, pela música, a dança, por todas as artes, a escultura, o teatro, as imagens, cinema…
A dimensão biológica é de todos os seres vivos porque as árvores, os animais e os humanos têm sempre características dos seus antepassados, por exemplo as árvores quando as sementes são de pinheiro nasce sempre outro pinheiro, não um plátano, nos animais se uma vaca tem um filho nasce um bezerro não outro animal e o humanos tem sempre características dos pais por exemplo a cor do cabelo.
por isso é que somos todos diferentes mas todos iguais.

Comentar por maria manuel

O ser Humano distingue-se através da dimensão biológica, o que eu quero dizer é que os seres Humanos destingem-se pelo aspeto, pelas capacidades.
Assim o ser humano também sabe pensar, tem consciência, sentimentos e emoções e a relação com o outro.O que também destinge dos animais , porque eles não têm estas capacidades.
Também o ser Humano sabe escolher o caminho do bem e o caminho do mal, também este toma as suas decisões livremente e de maneira responsável o ser Humano faz isto é claro com base no que o rodeia na realidade, avaliando-se pela capacidade de análise da realidade.O ser Humano é assim capaz de tomar as suas decisões sendo capazes e livres de o fazer.
Ao vermos bem toda, mas toda a gente é diferente.

Irmã deixo aqui o trabalho que pediu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentar por Joana Mendes Rodrigues

O ser humano é um ser único, pois tem a capacidade principalmente de distinguir o bem do mal. Tem a capacidade de raciocinar, a capacidade afetiva e a capacidade da relação transcendente.
Essas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que, ao contrário dos animais, tem uma língua também verbal.
O ser humano também toma decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia. Portanto somos livres e capazes de tomar opções individuais.
A comunicação verbal também está associada á linguagem gestual como: a fala, a escrita, toda a arte …

Comentar por Ana Sofia Fonseca 6º A

Nós somos livres e capazes de tomar as nossas decisões, distinguimos o bem do mal, tomamos decisões livres e responsáveis…
A pessoa caracteriza-se por três dimensões importantes a biológica, espiritual e social.
A dimensão biológica distingue os serres vivos tornando-os semelhantes .
A dimensão social associa-se ás espécies de animais á sua capacidade de comunicação e organização.
A dimensão espiritual é a vida interior, a capacidade de pensar por exemplo quando magoamos alguém temos consciência que fizemos mal e os animais não, a vontade e consciência moral, os sentimentos ou emoções por exemplo quando nos sentimos com medo estamos a ter uma emoção ou quando estamos tristes estamos a ter um sentimento neste caso animais também têm emoções pois quando se sentem ameaçados metem- se em posição de defesa, e a relação com os outros.
Cada pessoa tem as suas particularidades podemos partilhar os mesmos aspetos mas não somos todos iguais.
A comunicação não é apenas através da linguagem verbal e corporal, faz-se também através de produções artísticas dentro das artes encontramos a música, dança, pintura, escultura… isto faz parte do enriquecimento cultural das pessoas.
Agora sabemos que somos iguais e não somos mas no coração devemos ser todos iguais.

Comentar por Beatriz Francisco Ferreira

O que distingue o ser humanos de todos os outros seres vivos é conseguir distinguir entre o bem e o mal, tomar decisões livres e ser responsável pelas suas atitudes. O ser humano tem consciência moral, social e espiritual e tem a capacidade de organização e comunicação de varias formas artísticas, fruto da sua criatividade e arte que faz parte do seu enriquecimento cultural. Apesar de todos os seres humanos serem diferentes na forma de viver, vestir, pensar, etc. ou seja cada pessoa tem as suas particularidades.

Rodrigo David 6ºB nº26

Comentar por Rodrigo David Narciso Lopes

O ser humano caracteriza-se por 3 dimensões:a dimensão biológica que consistente nas características de cada um, outra das dimensões é a social ou seja a maneira como cada um se relaciona com o outro e a dimensão espiritual que nos permite ditinguir o bem do mal. São estas dimensões que nos fazem ser diferentes dos outros seres vivos.
No ser humano hà várias for as de comunicar, não é só a verbal, também se pode comunicar através da arte e é esta que desperta a nossa criatividade, como por exemplo a música …

Comentar por Francisco Noble Malheiro

O ser humano tem três importantes dimensões a biológica, a social e a espiritual.
A dimensão biológica refere- se a todos os seres vivos, um ser vivo tem aspectos semelhantes aos dos pais.
A dimensão social refere- se aos animais, tem haver com a comunicação e o relacionamento entre os animais.
E a dimensão espiritual refere-se ao ser humano, tem haver com o pensamento, os sentimentos e emoções ou linguagem verbal.
Um ser humano é capaz de fazer coisas que os outros seres vivos não conseguem fazer como distinguir o bem do mal.
Além disso, somos livres!
Mas temos de perceber que as pessoas não são iguais, por isso, devemos ouvir e escutar.

Comentar por Francisca Mónico

O ser humano distingue-se dos animais pelas dimensões biológica, espiritual e social.
A dimensão biológica distingue os seres humanos dos animais. Os seus comportamentos, o sexo etc. Na dimensão social as pessoas conseguem falar com a linguagem gestual, com a linguagem verbal, com a música, a cantar enquanto os animais não, eles produzem sons. A dimensão espiritual tem a ver com os comportamentos e das reações das pessoas.
Nós somos todos diferentes por um lado, mas pelo outro somos todos iguais.

Comentar por Francisca Ferrerira 6ºB

Há por aí alguma confusão. o que distingue o ser humano não é a dimensão biológica, essa pertence a todos os seres vivos, é a dimensão espiritual porque é exclusivamente humana.

Comentar por experienciaazul

O ser humano caracteriza-se por três dimensões fundamentais: a social, a biológica e a espiritual.
A dimensão social caracteriza-se na capacidade de comunicação e organização em grupo. A biológica carateriza-se nas semelhanças entre as comunidades de pessoas. A dimensão espiritual caracteriza-se na capacidade de conseguir pensar, nos sentimentos e nas emoções.
A grande criatividade do ser humano permite-lhe comunicar também através da arte, como do teatro, cinema, literatura, dança… cada um de nós deve procurar enriquecer-se, compreendendo as mensagens transmitidas por essas obras de arte.

Comentar por Vicente Lopes

O ser humano é um ser único, pois tem a capacidade principalmente de distinguir o bem do mal. Tem a capacidade de raciocinar, a capacidade afetiva e a capacidade da relação transcendente.
Essas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que, ao contrário dos animais, tem uma língua também verbal.
O ser humano também toma decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia. Nos todos somos uns seres l livres e capazes de tomar opções individuais.
A comunicação verbal também está associada á linguagem gestual como: a fala, a escrita, toda a arte …E a linguagem não verbal é atrves da musica, pintura….

Comentar por Beatriz Silva Franco

O ser humano é um ser único porque se destingue entre os animais por causa de 3 dimensões fundamentais a dimensão social, biológica e também a dimensão espiritual.
A dimensão social é caracterizada de nós a pessoa humana conseguirmos comunicar uns com os outros.
A dimensão biológica é aquela que mostra o nosso sexo e a nossaherança genética.
E por último a dimensão espiritual é a dimensão que nos permite destinguir o bem do mal, que nos permite pensar entre outras coisas

Comentar por Ana Luzia

O ser humano distingue-se de todos os outros pois tem a dimensão espiritual que nos permite distinguir o bem do mal. Tem a capacidade de sentir, pensar e relacionar-se com os outros.
Outra capacidade que os ser humano tem é a capacidade de comunicar com os outros.Não só comunica de forma corporal ou verbal, mas também o faz através da arte, como por exemplo, música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro, cinema,etc.De todos estes exemplos são-nos transmitidos alguma sensação seja ela de tristeza, alegria, carinho ou ódio, coisa que um animal não conseguiria interpretar ao ver ou ouvir alguma destas formas de arte.

Comentar por Inês Vieira

O ser humano é diferente de todos os outros seres vivos, como os animais ou as plantas porque tem as três dimensões: biológica, social e espiritual. A dimensão espiritual é a que nos diferencia de todos os outros, esta dimensão permite-nos pensar e distinguir o bem do mal.
O ser humano é um ser livre que consegue tomar decisões sozinho.
O ser humano pode comunicar de diversas maneiras como a música, pintura…
Todos os seres humanos são diferentes, mas, temos todos os mesmos direitos.

Comentar por Pedro Gil

O ser humano caracteriza-se por 3 dimensões:a dimensão biológica, a dimensão social ou seja a maneira como cada um se relaciona com o outro e a dimensão espiritual, que é a dimensão que nos faz destinguir o bem do mal. São estas dimensões que nos fazem ser diferentes de outros seres vivos.
No ser humano hà várias formas de comunicar, não é só a verbal, também se pode comunicar através da arte e é esta que desperta a nossa criatividade, como por exemplo a música, desenhos…

Comentar por João Santos 6ºB

Cada um de nós é um ser único, naturalmente irrepetivel, mas todos temos as 3 dimensões fundamentais: a biológica, que nos faz a todos semelhantes, a social que nos permite viver em sociedade, comunicando com o próximo, e a espiritual que nos permite destinguir o bem do mal, porque temos consciência, valores éticos e capacidade de análise.Podendo tomar decisões própias, livres mas responsáveis.
Para comunicarmos entre nós, para além da fala e escrita, podemos visualizar a arte como forma de transmitir mensagens como por exemplo musica, dança, pintura, teatro.
Devemos tentar captar estas mensagens para ficarmos mais enriquecidos culturalmente.

Comentar por Artur

A ou as principais caraterísticas que distinguem o ser humano dos outros animais, está essencialmente na sua dimensão espiritual (a sua vida interior), não esquecendo as suas dimensões biológica e social. Na verdade, a sua dimensão espiritual permite-lhe ter capacidade para pensar, sentir e emocionar-se; consegue distinguir o bem do mal, tem a capacidade para tomar decisões e através da linguagem verbal, comunicar com os outros. Mas a comunicação também se faz através das artes:música, dança, teatro, literatura,…
O ser humano é assim: diferente!….🙂

Comentar por Maria Inês

O ser humano caracteriza-se por três dimensões: a biológica, a social e a espiritual. A dimensão biológica é a herança genética que recebemos dos nossos pais e que nos distingue de outro ser humano. A dimensão social é à interação entre as pessoas na sociedade, a capacidade de comunicação (verbal e corporal) e de se organizarem em grupos. Mas é a dimensão espiritual que é específica e exclusiva do ser humano. A sua vida interior, a capacidade de pensar, a sua vontade, a consciência moral, a expressão dos sentimentos e emoções, a relação com o transcendente (religião, fé…), a distinção entre o bem e o mal, de tomar decisões livremente e com responsabilidade. Por tudo isto, cada ser humano é único e diferente dos outros animais.

Comentar por Pedro José Mota de Freitas Jordão

O ser humano distingue-se dos animais pelas dimensões biológica, espiritual e social.
A dimensão biológica distingue os seres humanos dos animais. Os seus comportamentos, o sexo etc. Na dimensão social as pessoas conseguem falar com a linguagem gestual, com a linguagem verbal, com a música, a cantar enquanto os animais não, eles produzem sons. A dimensão espiritual tem a ver com os comportamentos e das reacções das pessoas.
Nós somos todos diferentes por um lado, mas pelo outro somos todos iguais.

Comentar por Marco Duarte

Há aqui muita confusão era bom reveres tudo e corrigires

Comentar por experienciaazul

O que distingue o ser humano de todos os seres vivos é a dimensão espiritual porque ela representa a vida interior do ser humano tais como a sua capacidade racional ( o pensamento),a vontade e a consciência moral, a afectividade (sentimentos,emoções) e a relação com o transcendente.
Outro aspecto é a sua capacidade de distinguir entre o bem e o mal, de tomar decisões livres e responsáveis agindo assim sobre a realidade que o rodeia.
Somos,portanto,livres e capazes de tomar opções individuais.
Mas se cada pessoa tem as suas particularidades onde podemos ter ou partilhar os mesmos aspectos nós não somos todos iguais. Somos seres únicos, não existe duas pessoas iguais.
A comunicação entre os seres humanos não se faz apenas através da linguagem verbal e corporal. Faz-se também através de produções artísticas tais como: música, dança, pintura, escultura, literatura, teatro, cinema… Isto faz parte do enriquecimento cultural de todas as pessoas

Comentar por Laura Neto Nº16. 6ºA

O ser humano define-se por três dimensões muito importantes. Uma delas é a biológica que identifica todos os seres vivos ,tornando-os semelhantes. Outra dimensão é a dimensão social que dá aos animais a capacidade de comunicação e organização em grupo, mas esta capacidade no ser humano é muito mais complexa, como se verifica na organização da sociedade. A última dimensão é a espiritual que é a vida interior de cada ser humano. As características da dimensão espiritual estão na base da comunicação entre todos nós e encontram-se num nível superior à dos animais.
O ser humano distingue-se de todas as outras espécies pois tem a capacidade de distinguir o bem do mal. O ser humano é orientado através dos valores éticos e pela sua capacidade de análise da realidade.Este é livre de tomar as suas próprias decisões.
Temos ainda a compreender que apesar do ser humano, ter muitas características em comum, todos nós somos diferentes uns dos outros.
A comunicação entre os seres humanos não se faz apenas através da linguagem verbal e corporal. Faz-se também através da música, a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, o cinema, entre outros. Temos de ter a capacidade de entender as mensagens transmitidas através destas artes.

Comentar por Ana Silva

O que distingue o ser humano dos outros animais é a dimensão biológica, social e espiritual.
A dimensão biológica dá cor e forma (caracteriza) a todos os seres vivos.
A dimensão social é associada às espécies de animais, como se organiza em grupo e a sua capacidade de comunicação com seres vivos da mesma espécie.
A dimensão espiritual distingue-se uns nos outros pela capacidade racional (pensar), a vontade de consciência moral, a afetividade (sentimentos e emoções) e a relação com o transcendente.
O ser humano consegue distinguir o bem do mal, os outros seres vivos não conseguem. consegue tomar decisões livres e responsáveis e tem a capacidade de análise da realidade.cada pessoa partilha os seus próprios aspetos e é inrrepetível.

Comentar por João Luís Marques

O ser humano distingue-se dos animais pelas dimensões biológica espiritual e social.
A dimensão biológica caracteriza-nos pela herança genética da qual herdamos traços fisionómicos da nossa família.Como indívidos únicos que somos, também apresentamos traços distintos.
A dimensão espiritual é um factor que distingue o ser humano dos outros animais, pois permite-nos ter a capacidade de pensar de amar de tomas decisões livres e agir de forma correta para com os outros.Permite-nos também o relacionamento com Deus.
A dimensão social é bastante fundamental no desenvolvimento da pessoa É através das nas relações sócias que nós adquirimos conhecimentos, experiências ,
comportamentos e valores.
Desta forma concluímos que somos únicos.🙂

Comentar por Tomás Fontes

Todos os seres humanos são diferentes, pois cada um possui características diferentes, tais como: pensamentos, opiniões, crenças, etc.
No entanto também somos diferentes dos animais, assim há quem prejudique os animais por se sentir superior. Isto é errado, mas existem pessoas que fazem o contrário, que os ajudam e os adoram.
Assim é dia a dia de cada um que mostramos ser únicos e diferentes dos animais.
Clara Chambino, 6º A

Comentar por Clara Chambino

O ser humano é um ser único, tem a capacidade de distinguir o bem do mal, tem a capacidade de raciocinar, a afetiva e a relação.
Essas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que é, o contrário dos animais, consegue falar.
O ser humano também toma decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia. Por isso somos livres e capazes de tomar opções individuais.

Comentar por Maria Carolina Pereira

O ser humano é um dos seres vivos mais importantes.
Ele diferencia-se dos outros seres por três dimensões fundamentais:a biológica que nos faz ter um aspeto semelhante, a dimensão social que se encontra relacionada aos animais e às suas diferentes capacidades e a dimensão espiritual que se associa à vida do ser humano.
O ser humano é um ser livre e capaz de tomar opções individuais.
Mas, apesar de sermos muito semelhantes, nós somos todos diferentes.
Mas, a nossa comunicação é igual e de formas diferentes. Como por exemplo, nós comunicamos através da linguagem verbal, corporal, produções artísticas, fruto da criatividade humana…

Comentar por Matilde Henriques Cardeira

O ser humano é um ser único e muito especial. Tal que, o ser humano define-se por três dimensões. Uma delas é a biológica que torna todos os seres vivos semelhantes.Outra é a social, que nos permite viver em sociedade. Por fim, a mais importante é a espiritual, pois, é a que nos distingue dos outros seres vivos.
Esta dimensão permite-nos pensar, amar, distinguir o bem do mal, tomar decisões livres e responsáveis…O ser humano age sempre sobre a realidade, orientado por valores éticos e pela capacidade de análise da realidade.
No entanto, todo o ser Humano é diferente, cada um tem as suas particularidades, logo nunca se repete.
Mas além disso, o ser humano comunica de formas diferentes, sem ser só através da linguagem verbal e corporal, também se pode comunicar através de artes: a música, a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, o cinema…
O ser humano é diferente, mas todo igual!

Comentar por Mariana Marques Nº 21 6ºA

O ser Humano é único pois tem a dimensão espiritual ou seja, a capacidade de pensar, de destingir o bem do mal e as as emoções.
Esta dimensão baseia-se na capacidade de comunicar, tomando decisões livres livres e responsáveis, agindo sobre a realidade que nos rodeia.
Mas não se comunica apenas pela linguagem verbal e corporal.Também se usa a expressão artística, fruto da capacidade de construir mundos que não existem.

Comentar por Pedro Manuel

O ser Humano distingue-se, devido a três dimensões a Biológica, a Social e Espiritual.
A biológica é a que nos dá o aspeto que têm haver com membros da nossa família, a herança genética.
A social é a que se associa ás espécies de animais perimite eles teram a capacidade de comunicar entre si e da sua organização, mas no ser humano é mais complexa, nós podemos verificar isso na nossa organização social.
E finalmente a espiritual que é a vida interior do ser humano: o pensamento, a consciência moral, a afetividade (os sentimentos e as emoções) e a nossa relação com o trescendente.
A nossa comunicação entre nós não se transmite só através da linguagem verbal e corporal, também através de produções, fruto da capacidade dos humanos. Existem imensas artes, a música, a dança, a pintura, a escultura, o cinema, a literatura entre outras!

Comentar por Vasco Morais Guarda

O ser humano não pode ser substituído porque é unico
e consegue distinguir o bem do mal.
A base de uma vida melhor é a comunicação com os outros e a capacidade da nossa linguagem, uns com os outros.
Os seres humanos também são diferentes dos animais porque existem pessoas que se sentem superiores o todos os outros, no entanto, resolvem prejudicá-los. Mas também há pessoas que os apoiam, defendem e cuidam deles.

Comentar por Inês Confraria

A pessoa caracteriza-se por três dimensões fundamentais: biológica, social e espiritual. A dimensão biológica caracteriza todos os seres vivos, tornando-os semelhantes. Pelo contrário, a dimensão espiritual diz respeito exclusivamente ao ser humano e tem a ver com pensamento, sentimentos e emoções. É isto que nos distingue dos restantes seres vivos. Nós, pessoas, temos a capacidade de distinguir o bem do mal, tomando decisões livres e responsáveis. As pessoas têm ainda a capacidade de comunicar através da arte, enriquecendo a sua cultura. Isto também nos torna verdadeiramente únicos.

Comentar por Diana Pereira 6B

A pessoa caracteriza-se por três dimensões fundamentais: biológica, social e espiritual. A primeira caracteriza todos os seres vivos, tornando-os semelhantes. Também a dimensão social é comum a todas as espécies animais, dizendo respeito à sua capacidade de comunicação e organização em grupo. É a dimensão espiritual que distingue as pessoas dos outros seres vivos porque ela é a vida interior do ser humano, que nos possibilita uma relação com o transcendente. O ser humano tem ainda a capacidade de comunicar através da arte, criando mundos que não existem.

Comentar por Marta Pereira 6B

O que distingue o ser humanos de todos os outros seres vivos, é conseguir distinguir entre o bem e o mal, tomar decisões livres e ser responsável pelas suas atitudes. O ser humano tem consciência social ,espiritual e moral ,e tem a capacidade de organização e comunicação atravez de varias formas artisticas, fruto da sua criatividade e arte que faz parte da sua cultura. Apesar de todos os seres humanos serem diferentes na forma de viver, vestir, pensar, etc… ou seja cada pessoa tem as suas particularidades, embora partilhem varios aspetos, mas não são iguais, e os outros seres vivos não têm essas capacidades

Comentar por José Miguel

O ser humano é o único ser vivo que possui três dimensões: a biológica (que caracteriza todos os seres vivos de forma semelhante),a social (que estrutura os valores e conhecimentos, influenciando os comportamentos e atitudes, através da relação com os outros) e a espiritual (que nos permite a consciência do bem e do mal,do uso da razão,da capacidade de ter sentimentos e da relação com a ideia de transcendência).
São estas as características, em simultâneo, que diferenciam o ser humano dos outros seres vivos.
Laura Viola – nº 17 / 6ºB

Comentar por Laura Matos Viola

O ser humano é único como todos os outros mas no ser humano à especialmente três características que mais nenhum tem e são as dimensões espiritual, biológica e social, A espiritual é o pensamento a capacidade de acreditar em Deus e ter sentimentos.A biológica é o que caracteriza todos os animais,as semelhanças. A social é a capacidade de conseguirmos viver em grupo e de conseguir falar coisa que os animais não conseguem.Outra característica é sabermos escolher entre o bem e o mal e conseguirmos ser livres. As pessoas podem ter muitos aspetos iguais mas somos todas diferentes.
O ser humano concegue comunicar de outras formas como a pintura, a dança, a música, a escultura, a dança, a literatura, o teatro, o cinema…

Irmã desculpe o atraso.

Comentar por Mariana Gonçalves Ribeiro

O ser humano é um ser único, pois tem a capacidade principalmente de distinguir o bem do mal. Tem a capacidade de raciocinar, a capacidade afetiva e a capacidade da relação transcendente.
Essas capacidades espirituais estão na base da comunicação com os outros, que, ao contrário dos animais, tem uma língua também verbal.
O ser humano também toma decisões livres e responsáveis, agindo assim sobre a realidade que o rodeia. Portanto somos livres e capazes de tomar opções individuais.
A comunicação verbal também está associada á linguagem gestual como: a fala, a escrita, toda a arte …

Comentar por Henrique Ruivo

O ser Humano é único pois tem a capacidade de distinguir o bem do mal, de raciocinar e ter uma relação.
Há várias formas de comunicar entre as quais a pintura, a literatura, a dança…Isto ajuda enriquecer a nível cultural.

Comentar por Pedro Manuel 6ºA

O ser humano distingue-se dos animais sobretudo pela sua dimensão espiritual. Na sua dimensão espiritual, o ser humano sabe distinguir entre o bem e o mal, é livre de tomar as suas decisões, aproxima-se de Deus, fazendo a sua vontade, praticando o bem e corrigindo o mal. O ser humano vale pelo que é, pela sua identidade, pela sua entrega ao outro, pela sua solidariedade, pelo respeito pelo outro. Numa dimensão social, o ser humano, tal como os animais, tem capacidade de comunicar e organizar-se em grupo, mas de uma forma mais complexa: comunica através da linguagem verbal e não verbal, através das artes, como, por exemplo, a música, a dança, o teatro, a pintura, tendo de ter capacidade para as entender. O ser humano é incapaz de viver isoladamente, precisa dos outros para exprimir e partilhar os seus sentimentos, os seus pensamentos, os valores em que acredita, as suas dúvidas, as suas angústias, as suas alegrias. Na sua dimensão biológica, o ser humano caracteriza-se pelas semelhanças com os seus antepassados, pela herança genética, pela sua identidade sexual e pela sua inteligência superior à dos animais, que lhe permite pensar e agir com autonomia, liberdade e capacidade de decisão pessoal.

Comentar por Lourenço Costa

A pessoa é caracterizada por três dimensões fundamentais: a biológica, a social e a espiritual.
Mas o ser humano caracteriza-se por uma em especial. A espiritual, que nos permite pensar, agir, ter sentimentos,, mas, principalmente distinguir o bem do mal e tomar decisões livres.O que nos torna livres e capazes tomar opções individuais.
A dimensão espiritual também nos dá a capacidade de comunicar e isso não se faz apenas pela linguagem verbal e corporal. Faz-se também pela música, dança, pintura, o cinema…Pois aprendemos as mensagens transmitidas ganhando mais cultura.

Comentar por Eva Vieira

O ser humano têm três características muito importantes que são a biológica, social e espiritual. Divide-se também em duas partes que são o corpo e a alma que se pode dizer-se também espirito. Podemos destinguir o bem do mal, podemos tomar descisões livres e podemos também ser responsáveis…
As pessoas têm a capacidade de comunicar também de várias maneiras, como: a arte, a música, a dança, a escultura, o teatro, o cinema e pela a literatura.
Não existem pessoas iguais no mundo, cada ser humano é diferente, pois se fossemos todos iguais não valia a pena estar no mundo, pois não exploramos nada, e é a explorar que as crianças por exemplo crescem e descobrem as coisas muitas vezes.
Madalena Pereira

Comentar por madalena pereira

O ser humano tem 3 dimensões: a dimensão biológica, a dimensão social e a dimensão espiritual. A dimensão biológica é aquela que nos distingue das plantas, a social é a que nos distingue dos animais e a espiritual é a que nos permite comunicarmos com Deus(rezar, pedir perdão,…) e distinguir-mo-nos uns dos outros.
No ser humano há muitas formas de comunicar sem ser da forma verbal mas também na arte que desperta a nossa criatividade, a música,…

Comentar por Sara Pedro

O ser humano é multi-dimensional, ou seja tem, neste caso, três dimensões, a biológica, a social e a espiritual.
A dimensão biológica faz com que o ser humano se distinga dos animais e das plantas.
A dimensão social é aquela que nos distingue dos animais.
A dimensão espiritual permite ao ser humano conhecer e comunicar com Deus e também distingui-mo-nos uns dos outros.

Comentar por Inês Brito

Cuidado com a relação das dimensões e o universo a que pertencem

Comentar por experienciaazul

Há três dimensões fundamentais que caracterizam a pessoa; são elas a dimensão biológica, comum a todos os seres vivos, a dimensão social, referente à capacidade de comunicação e organização em grupo e a dimensão espiritual, referente ao pensamento, razão, consciência, afetividade,…
Sendo assim, o que distingue o ser humano dos restantes animais é essencialmente a dimensão espiritual, pois a capacidade racional é apenas humana. Todos os seres comunicam, contudo, apenas a pessoa humana tem capacidade de comunicar com criatividade através de diversas artes como a música, pintura, escultura, dança, cinema, literatura, entre outras….
Estela Prazeres n.º 10 – 6.º A

Comentar por Stella Cintilante

O ser humano é distinto dos outros animais, pois é um ser multidimensional, que tem capacidade de estabelecer relação com outros seres. Este entende-se em três dimensões diferentes: dimensão bilógica, social e espiritual. A dimensão espiritual apenas o ser humano tem acesso a ela, pois só este é que ama, pensa e toma decisões responsáveis, pensando nele e nos outros.
Na dimensão social, este adquire capacidade de estabelecer relações com os outros e comunicar.
Na dimensão biológica, este descobre a sua identiade sexual.
Na dimensão espiritual, descobrimos que só o ser humano tem capacidade de amar, pensar e tomar decisões responsáveis que não o prejudiquem, nem a si, nem aos outros.

Comentar por Camila Baptista 6ºA_Nº8

O ser humano é distinto dos outros seres vivos por ser multidimensional, ele tem capacidade para estabelecer relações com outros seres. Os seres vivos têm três dimensões: biológica, social e espiritual, a espiritual é somente do ser humano, pois só ele toma decisões estáveis.
Na dimensão social ele adquire capacidades de estabelecer relações e comunicar.
Na dimensão biológica ele descobre a sua identidade sexual.
Na dimensão espiritual, ele descobre que só ele tem capacidade de tomar decisões regidas e que só ele pode amar.

Comentar por Ana Beatriz

O ser humano diferencia-se dos outros animais pois tem capacidade de pensar e amar um Deus também tem a capacidade de decidir entre o bem e o mal e de fazer a escolha certa. Tem também a capacidade de decidir o que será no resto da vida.

Comentar por Francisco O. 6ºB Nº 11

O ser humano é diferente de todos os outros seres vivos, como os animais ou as plantas porque tem as três dimensões: biológica, social e espiritual.
Na dimensão social, este adquire capacidade de estabelecer relações com os outros e comunicar.
Na dimensão biológica, este descobre a sua identidade sexual.
Na dimensão espiritual, descobrimos que só o ser humano tem capacidade de amar, pensar e tomar decisões responsáveis que não o prejudiquem, nem a si, nem aos outros.

Comentar por FRANCISCA CARTAXO

O ser humano divide-se em três dimensões: a espiritual, a bilógica e a social. A dimensão social encontra-se associada às espécies animais e à sua capacidade de comunicação. O ser humano vive em sociedade através da família e dos grupos sociais e culturais aos quais pertence. A dimensão biológica carateriza todos os seres vivos, mas cada ser humano tem características biológicas únicas. E por fim, a mais importante a dimensão espiritual que é a vida interior do ser humano: o pensamento, os sentimentos, as emoções e a sua relação com Deus.
A pessoa realiza-se nas dimensões biológica e social mas só completa na dimensão esoiritual. É esta característica que distingue o ser humano dos animais.
É por isso que o ser humano é muito importante para a nossa vida!!

Comentar por Salomé Santiago Magalhães de Carvalho Felizardo da Fonseca

O ser humano tem três dimensões:
A dimensão biológica que é para distinguir todos os seres vivos e as suas caracteristicas, a dimenção Social que é própria de todos os seres animais ou seja é só de animais e por fim tem a sua última dimensão que é a dimensão espiritual que está só incluida nos seres humanos que tem as suas carcterística únicas.

Comentar por Aurélio José

O que distingue o ser humano de todos os outros animais é a dimensão espiritual porque nos mostra a vida interior do ser humano tal como a sua capacidade racional, a vontade e a nossa consciência moral (os sentimentos e as emoções).
O nosso outro aspecto é a capacidade de distinguir o bem e o mal, de tomar decisões livres e responsáveis agindo sobre a realidade que nos rodeia.
Portanto, somos, capazes de tomar opções individuais.
Mas, também se cada pessoa tem as suas singularidades onde podemos partilhar ou ter os mesmos aspectos nós( as pessoas) não somos todas iguais. Pois somos seres únicos e não existe duas pessoas iguais a nós.
A comunicação entre as pessoas humanos não se faz apenas através da linguagem corporal e verbal. Faz-se sim também através de produções artísticas tais como: música, dança, as pinturas, as esculturas, a literatura, o teatro, o cinema etc… Isto tudo faz parte da nossa cultura geral das pessoas

Comentar por Beatriz Domingos

Uma pequena não ter sido feito na altura devida, mas de qualquer modo fica registado, para não repetires no segundo período

Comentar por experienciaazul




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: