Se Tu me Cativares


6º ano O Pão de Cada Dia

Olá 6º ano

Espero que venham com as energias renovadas para o último arranque do ano. Fica aqui um desafio leiam as pp. 174-179 e apresentem três instituições que trabalham no combate à fome no mundo. fazendo uma pequena apresentação (cerca de 5 linhas) de cada uma delas. Digam também outras formas de lutar contra a pobreza, que podem ser utilizados por cada um de nós


55 comentários so far
Deixe um comentário

A igreja católica é a Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
O Banco Alimentar são Instituições Particulares
de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados.
A FAO- A Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO — Food and Agriculture Organization) é um organisdas Nações Unidas que tem por objectivo promover desenvolvimento rural e elevar os níveis denutrição dos povos.

Há formas onde nós podemos ajudar na luta contra a fome é prestar serviços de voluntariado e contribuir com uma “moedinha” para tornar a vida das pessoas mais pobres estáveis.

Comentar por Beatriz Franco

Existem várias instituições contra o combate à fome no mundo como por exemplo a Igreja Católica, Santa Sé e a FAO.
A Igreja Católica- é inspirada no Evangelho.
Santa Sé- está junta com a ONU.
FAO- é uma organização para a Alimentação e a Agricultura.

Nós podemos ajudar ao comprar qualquer alimento e entregarmos na Cruz Vermelha ou nos bancos Alimentares, ou então dando uma moeda.

Comentar por Mariana Gonçalves Ribeiro

As instituições que trabalham no combate à fome são:
As caritas internacionalis, a primeira organização das caritas foi estabelecida na Alemanha, em 1897. Mas a Santa Sé aprovou os seus estatutos a caritas internacional em Dezembro de 1951.A missão das caritas é trabalhar para um mundo melhor, dedicando-se aos mais pobres e em países de guerra.
A FAO é uma organização para a Alimentação e a Agricultura que consiste em promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos, estimulando o desenvolvimento da pesca, criação de gado, produção agrícola principalmente em países subdesenvolvidos. Em Novembro de 1996 foi aprovado em Roma a Declaração de Roma. Esta Declaração teve o apoio de 126 países.
Os Bancos Alimentares contra a Fome são instituições particulares de solidariedade social, associam-se a super mercados na recolha de bens alimentares para os distribuir de forma gratuita, pelos mais necessitados. O trabalho dos Bancos Alimentares é feito por voluntários que têm os princípios de solidariedade e partilha.
Todos nós devemos de ter um papel ativo neste problema que afeta gente em todo o mundo.
Sempre que há essas campanhas do banco alimentar devemos de contribuir, nem que seja com pouco. Esse pouco cresce, cresce. também há pessoas que se tornam missionários voluntários que vão para países subdesenvolvidos ajudar esses povos mais pobres. na rua também há bastantes pedintes, também podemos ajudar dando-lhe comida ou dinheiro.

Beatriz Sousa Gomes nº3 6ºB

Comentar por Beatriz Gomes

Algumas das instituições que trabalham contra a fome são a FAO, a Caritas Internationals e o Banco alimentar contra a fome.
A FAO foi fundada a 16 de outubro de 1945 em Quebec, no Canadá é um organismo das nações unidas que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. A FAO organiza programas de aperfeiçoamento da produção agrícola e criação de gado.

A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. A sua missão é trabalhar para poder construir um mundo melhor, dedicando-se particularmente aos mais pobres e excluídos da sociedade e desenvolvendo ações de ajuda humanitária a nível nacional e internacional.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome foi criado a 23 de Janeiro de 1991, em Portugal, por iniciativa de José Vaz Pinto.
São Instituições particulares de solidariedade Social que recolhem bens alimentares para distribuir de forma gratuita pelos mais carenciados.

Podemos ajudar contribuindo com o que podemos sempre que há essas campanhas pois nunca se sabe se um dia não precisaremos de ir lá buscar alimento. Podemos ajudar os pedintes que se encontram na rua com uma moeda ou um pão… em vez de os desprezarmos.

Comentar por Beatriz Francisco Ferreira

A igreja Católica está empenhada na luta contra a fome. A Santa Sé participa na ONU e nas assembleias gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
A “Caritas Internationalis” é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que actua em mais de duzentos países.É igualmente uma organização não governamental (ONG).Em Portugal, foi criada em 1945, tendo delegações nas 20 dioceses portuguesas.
Os Bancos Alimentares contra a fome são Instituições Particulares de solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita,, e pelos mais carenciados. Estes bens são provenientes de campanhas realizadas em superfícies comerciais.
Estas são as três instituições que trabalham no combate contra a fome.

Comentar por Salomé Santiago Magalhães de Carvalho Felizardo da Fonseca

As instituições contra a fome no mundo são a Santa Sé que trabalha junto com a ONU, a Igreja Católica que luta com empenho contra a fome, a FAO que é uma organização para a alimentação e agricultura que estimula a pesca, a criação de gado e a produção agrícola principalmente em países pobres.

Cada um de nós pode contribuir na luta contra a fome com gestos de solidariedade como, o voluntariado, a contribuição em campanhas alimentares e com as missões em países menos desenvolvidos.

Comentar por Maria João Morna

A pobreza é uma calamidade que afeta a maior parte da humanidade. No entanto, a Igreja Católica, preocupa-se com os outros, e responsabiliza-se pela maior parte das instituições contra a fome e pelo voluntariado ao serviço da promoção humana.
A “Caritas Internationalis” é uma confederação que atua em mais de duzentos países. É uma organização não governamental (ONG), que foi criada, em Portugal, em 1945. A missão da Caritas é construir um mundo melhor, desenvolvendo ações de ajuda humanitária.
A “FAO” é um organismo das Nações Unidas que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. No combate à fome, a “FAO” estimula o desenvolvimento da pesca, da piscicultura e das fontes de energia renováveis. A “FAO” aprovou a Declaração de Roma, que deu a conhecer a diminuição da fome no mundo.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são Instituições Particulares de Solideriedade Social (IPSS) que têm como objectivo evitar os desperdícios alimentares e fazê-los chegar às pessoas mais necessitadas. O trabalho destes assenta nos princípios da partilha que é exercido por voluntários.
Estas são algumas das instituições que lutam contra a fome no mundo, mas nós, também, podemos exercer essa função, através das campanhas que existem nos supermercados, onde nós contribuímos com alguns alimentos, para as pessoas que mais precisam.

Comentar por Matilde Henriques Cardeira

Algumas das instituições que trabalham contra a fome são: a Caritas, a FAO e o Banco Alimentar Contra A Fome.
A “Caritas Internationalis” é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. Em Portugal, foi criada em 1945. A missão da Caritas é trabalhar para construir um mundo melhor, dedicando-se particularmente aos mais pobres e excluídos da sociedade.
A FAO (Organização para a Alimentação e a Agricultura) é um organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural e levar os níveis de nutrição dos povos. A FAO organiza programas para o aperfeiçoamento e eficiência da produção agrícola e criação de gado, aplicando as novas tecnologias nos países em vias desenvolvimento. No combate à fome, fomenta a preservação dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento da regulação da pesca, piscicultura e o investimento nas fontes de energia renováveis.
O Banco Alimentar Contra a Fome são instituições particulares de solidariedade social que recolhem bem alimentares para os distribuir de forma gratuita, pelos mais carenciados.
Nós próprios também podemos ajudar na luta contra a fome, participando nos serviços de voluntariado, ajudando instituições e quando passamos na rua e estiver algum pedinte damos-lhe uma “moedinha” para que a sua vida continue estável.

Comentar por Ana Sofia Fonseca 6º A

Há varias instituições no mundo para tentar combater a fome, como por exemplo as Cáritas que têm como missão ajudar os mais pobres e países em guerra para um mundo melhor. A FAO é um organismo das Nações Unidas que promove o desenvolvimento da alimentação e da agricultura que organiza programas com produção agrícola. A Igreja Católica-Santa Sé, participa junto da ONU e observam a pobreza e contribuem em vários países mais pobres.

Nós (sociedade) podemos ajudar colaborando nas campanhas de arrecadação de alimentos nas escolas e supermercados, trabalhando como voluntários e como missionários.

Comentar por Maria Manuel Morna

A Igreja Católica, a Caritas e a FAO são três instituições que trabalham todos os dias para combater a fome no mundo.

A Igreja Católica, como já disse anteriormente, preocupa-se em manter alimento para todas as pessoas. Esta instituição participa nas reuniões da ONU e da FAO onde observa tudo e no fim, procura entendimentos entre os países para a defesa dos países mais carenciados.

A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica. É uma ONG e surgiu em Portugal em 1945. A Caritas orienta-se pelos princípio de solidariedade. A sua missão é construir um mundo melhor. esta instituiçaõ dedica-se aos mais pobres e aos que são excluidos da sociedade.

A FAO é um organismo das Nações Unidas e o seu objetivo é promover o desenvolvimento rural e elevar a nutrição dos povos. Esta instituição aplica as novas tecnologias nos países em desenvolvimento. Para combater a fome tenta preservar os recursos naturais e investe nas fontes naturais renováveis.

Através do voluntariado, muitas pessoas conseguem levar até aos mais pobres o alimento. E todos nós podemos, e devemos oferecer os alimentos a estas instituições.

Comentar por Ana Sofia Silva

Temos duas instituições ( ONU e FAO) que participam contra a fome, o que lhe permite acabar com a pobreza e com a descriminação.
O Banco Alimentar é uma instituição
de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos necessitados.
A FAO- A Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO — Food and Agriculture Organization).

Há formas onde nós podemos ajudar na luta contra a fome como por exemplo fazer voluntariado ou juntar bens essencias para os mais necessitados.

Comentar por Joana Mendes Rodrigues

A Caritas Internationalis é uma confederação de organizações
humanitárias da Igreja Católica que actua em mais de duzentos países. É uma organização não governamental (ONG).
A Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO — Food and Agriculture Organization) é um organismo das Nações Unidas que tem por objectivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis desnutrição dos povos.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados.

As pessoas podem ajudar dando alimentos nos Bancos Alimentares Contra a Fome, e também fazendo voluntariado nestas instituições.

Comentar por Vasco Morais Guarda

A pobreza que afecta grande parte da humanidade é uma calamidade que deve ser combatida por todos os países. A igreja católica, inspirada no evangelho, está empenhada na luta contra a fome. A santa sé participa na onu e nas assembleias-gerais da fao como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres. A caritas é uma confederação de organizações humanitárias da igreja católica que actua em mais de duzentos países. Em Portugal foi criada em 1945. A fao é um organismo das Nações Unidas que tem por objectivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. Os bancos alimentares contra a fome são instituições Particulares de Solidariedade Social que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados

Comentar por Henrique Ruivo

Algumas das diferentes instituições que lutam contra a fome são a Caritas Internacionalis, a FAO e o Banco Alimentar Contra a Fome.
A Caritas Internacionalis é uma confederação de organições humanitárias da Igreja Católica, que atua em mais de 200 países diferentes. É também uma organização não governamental (ONG). Foi criada em 1945 em Portugal, tendo delegações nas 20 dioceses portuguesas.
A FAO (Food and Agriculture Organization), é um organism das Nações Unidas que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. A FAO organiza programas para o aperfeicoamento e eficiencia da produção agricola e criação de gado, aplicando assim as novas tecnologias.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome, são instituições de solidariedade social (IPSS) que recolhem bens alimentares para depois os distribuir gratuitamente pelos mais carenciados. Os mesmos têm como objetivo evitar os desperdícios alimentares e faze-los chegar a quem precisa de ajuda.
Cada um de nós pode ajudar não desperdiçando comida e participando as ações alimentares promovidas pelas instituições. Podemos também dar esmola a quem precisa.

Comentar por Clara Chambino

Três instituições que trabalham no combate à fome são: a Caritas Internationalis, a FAO e o Banco Alimentar Contra a Fome.
A Caritas Internationalis é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países,. É igualmente uma organização não governamental (ONG). Em Portugal, foi criada em 1945, tendo delegações nas 20 dioceses portuguesas.
A FAO (Food and Agriculture Organization) é um organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos, é uma agência especializada e foi fundada a 16 de outubro de 1945.
O Banco Alimentar Contra a Fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados. E têm como objetivo evitar os desperdícios alimentares e fazê-los chegar às pessoas mais necessitadas.
Também podemos lutar contra a pobreza ajudando com o que podemos, participando nestas instituições, ou seja, dar alimentos, por exemplo, ao Banco Alimentar para eles oferecerem a quem mais precisa. E quando vemos alguém que peça por alimentos ou dinheiro, não os devemos rejeitar, mas sim, como referi anteriormente, devemos ajudá-los com o que podemos.

Comentar por Maria Inês Neves

A Igreja Católica é responsável por uma percentagem muito elevada de instituições e organismos que apresentam voluntariado ao serviço da promoção da vida humana.A Santa Fé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO, como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe, a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica. A missão da Caritas é trabalhar para construir um mundo melhor, dedicando-se particularmente aos mais pobres.
A FAO é quem organiza programas para o aperfeiçoamento e eficiência da produção agrícola e criação de gado.
Os Bancos Alimentares recolhem bens alimentares para os distribuir de forma gratuita pelos mais carenciados.

Comentar por Inês Confraria

A pobreza é uma calamidade que afeta grande parte da humanidade e que deve ser combatida por todos os países. Por isso, existe várias instituições que trabalham todos os dias para combater a fome no mundo. Instituições essas que são: a Igreja católica, a Caritas e a FAO, entre outras.
A Igreja Católica está empenhada na luta contra a fome. Ela participa na ONU e nas assembleias gerais da FAO como observadora, denunciando a pobreza, tentando procurar entendimento entre vários países e defender os mais pobres.
A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja católica. É também uma OMG e foi criada em Portugal em 1945. A Caritas rege-se pela Doutrina Social da Igreja e orienta as suas ações por princípios de solidariedade. A sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor dedicando-se aos mais pobres e aos excluídos da sociedade.
A FAO é um organismo das Nações Unidas e tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar a nutrição dos povos. Tem como programa ajudar a aplicar novas tecnologias na agricultura e criação de gado nos países em vias de desenvolvimento. No combate contra a fome fomenta a preservação dos recursos naturais e o investimento nas fontes de energia renováveis.
Outras formas de combater a fome é fazer voluntariado, doar alimentos ao banco alimentar e ajudar dando dinheiro ou comida aos pedintes.

Comentar por Laura Neto Nº16. 6ºA

No mundo existem várias instituições que lutam contra a fome e algumas dessas instituições são: A Igreja Católica, A Santa Sé e também A FAO.
A Igreja Católica: baseasse no Evangelho que está empenhada na luta contra a fome
A Santa Sé: participou na ONU e também nas assembleias-gerais.
A FAO: trabalha como observadora

Nós para conseguirmos contribuir na luta contra a fome basta que ajudemos alguém que esteja com muita fome levando-a a um café próximo e também dando-lhe dinheiro que chegue para matar já um bocadinho do bicho da fome. Também podemos comprar um pacote de bolachas, arroz, massa… para dar ao Banco Alimentar para que menos pessoas morram de fome.

Comentar por Ana Luzia

A pobreza é uma calamidade que deve ser combatida por todos os países. Contudo, a Igreja Católica também está empenhada, além das instituições próprias ( a FAO, a Caritas, o Banco Alimentar Contra a Fome…) na luta contra a fome.
A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias que tem como objetivo construir um mundo melhor, dedicando-se, particularmente aos mais pobres e excluídos da sociedade, normalmente em situações de calamidades naturais e em em contexto de guerra.
A FAO é um organismo das Nações Unidas que tem como missão promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos.Esta organização desenvolve a agricultura, aplicando novas técnicas e assim combate a fome.Aprova a Declaração de Roma, afirmando o direito de todas as pessoas a um alimento seguro e nutritivo.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social que recolhem bens alimentares para os distribuir, gratuitamente, aos mais necessitados. Esta instituição tem como objetivo evitar desperdícios alimentares, fazendo-os chegar aos mais carenciados. Estes alimentos dados até chegarem aos mais carenciados ainda fazem um percurso longo com normas de segurança e higiene.
Cada um de nós pode sempre oferecer um alimento ao banco alimentar, os países ricos devem ajudar os mais pobres, muitos alimentos que são destruídos pelos supermercados em bos condições podiam ser dados a instituições carenciadas…

Comentar por Mariana Marques Nº21 6ºA

Existem algumas instituições que se dedicam a ajudar os outros, combatendo a pobreza e a fome no mundo. Três dessas instituições são a Igreja Católica, a Caritas e o Banco Alimentar Contra a Fome.
A Igreja Católica, tendo por base o evangelho, luta contra a fome e a pobreza. Através da Santa Sé que participa como observadora na ONU e nas Assembleias Gerais da FAO (Organização para a Alimentação e a Agricultura), a fim de denunciar a pobreza e promover a dignidade humana há a possibilidade de ajudar muitas pessoas.
A Caritas Internationalis é uma organização não governamental e é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica. Existe em Portugal desde 1945. A missão da Caritas é trabalhar para conseguir um mundo melhor, dedicando-se aos mais pobres, aos mais excluídos e aos mais desfavorecidos através de ações de ajuda a nível nacional e internacional.
O Banco Alimentar Contra a Fome é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que colabora recolhendo alimentos para serem distribuídos pelos mais carenciados, evitando o desperdício alimentar e fazendo-os chegar às pessoas mais necessitadas.
Todos nós podemos colaborar com diversas instituições, contudo, também a nível individual podemos voluntariarmo-nos para ajudar os outros, podemos também evitar desperdícios, economizar e partilhar uns com os outros, sendo solidários e apelando à cooperação entre todos.

Comentar por Estela Prazeres

A Igreja Católica, a Cáritas e a FAO são três instituições que ajudam no combate á fome.
A Caritas atua em mais de duzentos paises,em Portugal foi fundada em 1945 e a sua missão é trabalhar para construir um um mundo melhor.
Os alimentos recolhidos pelo banco alimentar são encaminhados para instituicões se solidariadade social para serem dados a pessoas mais carenciadas.

Comentar por Tomás Fontes

Por haver muitas pessoas que necessitam de ajuda quer a nível financeiro quer a nível da comida, ou que por algum motivo não podem fazer alguma coisa, foram criadas várias instituições tais como A Caritas, A FAO(Food and Agriculture Organition, ou seja, Organização para Alimentação e a Agricultura), O Banco Alimentar Contra a Fome, entre muitas outras instituições.
A missão da Caritas é trabalhar para construir um mundo melhor, ou seja, ajudar quem mais necessita por um simples sorriso.
A FAO organiza programas para ajudar a aperfeiçoar a eficiência da produção agrícola e de gado, aplicando novas técnicas em países menos desenvolvidos para aumentar a colheita e assim aumentar a comida que pode ser distribuída pelos mais pobres.
O Banco Alimentar Contra a Fome recolhe comida de quem mais tem, dos mais ricos, para depois dar a quem mais precisa, ou seja, começa a haver mais equilíbrio.

Comentar por Pedro Manuel 6ºA

Existem algumas instituições na luta contra a fome e a pobreza, entre elas destacam- se três:
– a “Cáritas” que trabalha para construir um mundo melhor, ajuda as famílias e as pessoas mais pobres ou em situações de guerra e desastres naturais;
– a “FAO” (Food and agriculture organization) que organiza programas, em países nomeadamente em vias de desenvolvimento, como a produção agrícola e a criação de gado;
-o “Banco Alimentar Contra a Fome” que pede às pessoas que comprem alimentos para depois darem a gente que não tenha comida.
Para o nível de pobreza e fome diminuir no nosso planeta acho que os Governos deviam baixar os impostos e as pessoas serem menos egoístas e pensarem mais nos outros.

Comentar por Francisca Mónico

Algumas das instituições são a FAO que significa Organização para a Alimentação e a Agricultura( FAO- Food and Agriculture Organization), temos também as Cáritas Intertionalis é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países e por fim o Banco Alimentar Contra a Fome que são Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados.

Comentar por Aurélio José

Uma das instituições contra a fome no mundo é a Igreja Católica, inspirada no Evangelho, está empenhada na luta ´contra a fome. A Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
Outra forma de lutar contra a fome no mundo é dar comida ao Banco Alimentar, como eu faço todos os anos.

Comentar por Francisco Caseiro

Em todo o mundo existem várias instituições para ajudar a combater a fome e a pobreza no mundo.
Algumas dessas instituições são a FAO (Food and agriculture organization ) que descobre onde existe a pobreza em vários locais do mundo e tenta enviar recursos para ajudar as populações a combater essa fome.
Outra das organizações é a Caritas. A Caritas Internationalis é uma confederação de organizações
humanitárias da Igreja Católica que actua em mais de duzentos países. É uma organização não governamental (ONG).
A terceira organização é o banco alimentar que está destinado a recolher bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados. E têm como objetivo evitar os desperdícios alimentares e fazê-los chegar às pessoas mais necessitadas.
Todos podemos ajudar participando nas ações do banco alimentar.

Comentar por Francisco Nobre Malheiro

Há muitas instituições que se dedicam a ajudar as pessoas que mais necessitam. Três dessas instituições são:

A Caritas Internacional é uma organização que se dedica principalmente a ajudar os mais carenciados e os que mais precisam. a Caritas dedica-se a combater a pobreza, a exclusão, a intolerância e a discriminação. Para isso faz:

Serviço de Atendimento Social – Presta auxilio a famílias em situações de desfavorecimento social.

Serviço de Apoio Domiciliário – Presta serviços diversos a pessoas idosas ou doentes no próprio domicilio.

Centro de A.T.L. – Desenvolve diversas actividades e complemento curricular para adolescentes a partir dos 10 anos.

Comunidades Terapêuticas & Apartamentos de Reinserção – Tratamento e ressocialização de toxicodependentes de ambos os sexos.

Refeitório Social – Fornecimento de refeições a passantes ou a pessoas em particular situação de carência económica.

Apoio Social a Imigrantes – Realiza-se através do CLAI (Centro Local de Apoio ao Imigrante) e do ensino de Português e apoio sócio jurídico a imigrantes.

Projectos de Parceria – Participação em Projectos de Parceira com outros Serviços e Entidades Locais

O Banco Alimentar dedica-se essencialmente a combater a fome no mundo. Para isso, por vezes encontramos pessoas que nos pedem para dar comida para os mais carenciados nos supermercados. Na minha opinião todos nós devíamos de dar alimentos, porque um dia não sabemos se estaremos na mesma situação.

E a FAO que se dedica por base de ajudar quem perdeu tudo. Ajuda também as pessoas que ficaram sem casa, alimento, família e amigos e dão-lhes os bem que necessitam até arranjarem trabalho, habitação e até recomporem a sua própria vida. Também se dedica essencialmente em: Produção de gado e criação de gado.

São estas as três de muitas instituições que são importantes para o combate da fome no mundo.
Nós podemos mudar tudo isso, basta que todos nós não cometamos erros como por exemplo: Desperdiçar água, comida e bens essenciais. Na recolha de alimentos podemos também ajudar dando comida aos mais necessitados. Mas acima de tudo devemos também não ser invejosos, pois esta característica é a que mais nos impede de sermos corretos.

Comentar por Ana Beatriz

Existem muitas instituições que combatem contra a fome no mundo.

Uma delas, a FAO, ajuda as pessoas que não têm família, qualidades para os acolher e lhes prestar muita atenção.

Também existe a Caritas internacional, serve para ajudar os que mais precisam, os mais carenciados aqueles que não têm nada e vivem sozinhos.

Finalmente o Banco Alimentar que combate contra a fome no mundo inteiro. Esta acolhe gente que mais tarde poderia vir a morrer. Muitas vezes vemos pessoas nestes casos a pedir alimentos para dar ao Banco Alimentar.

No meu intender, todas estas instituições são muito importantes para todo o mundo, visto que pode acontecer pessoas melhorarem das suas doenças, pessoas que estavam prestes a morrer e não morrem, entre muitos outros exemplos.

Comentar por Francisca Ferreira

A Cáritas Internacionalis é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de 200 países. A sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, segundo o princípio da solidariedade social com os mais pobres e excluídos. Intervém em situações de calamidades naturais e contextos de guerra.
A FAO (Organização para a Alimentação e a Agricultura) é um organismo das Nações Unidas que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. Desenvolve programas de assistência a países subdesenvolvidos, presta informação sobre nutrição, alimentos, agricultura e pesca, organiza programas para o aperfeiçoamento e eficiência da produção agrícola e criação de gado, aplicando as novas tecnologias nos países em vias de desenvolvimento.
O Banco Alimentar contra a Fome é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que recolhe bens alimentares para os distribuir gratuitamente às pessoas mais carenciadas. Normalmente as campanhas de recolha de bens alimentares fazem-se em grandes superfícies comerciais. Também ocorrem ofertas de empresas e particulares. O objetivo é evitar o desperdício alimentar. O trabalho desta instituição assenta nos princípios da solidariedade social e da partilha, e é feito por voluntários.
O combate à pobreza deve ser uma responsabilidade de todos os países. Para isso é necessário dar prioridade ao emprego, à educação, à defesa do ambiente e dos recursos naturais. É necessário diminuir as desigualdades sociais, desenvolver as potencialidades dos pobres e excluídos e favorecer a sua autonomia pessoal e social. Há que sensibilizar as pessoas para serem mais solidárias, quer através de doações de bens alimentares, roupa, livros, medicamentos que já não precisem ou “doarem” o seu conhecimento e tempo para ajudar os mais necessitados. Cada um de nós se fizer um bocadinho pode fazer a diferença na vida de uma pessoa em situação de pobreza.

Comentar por Pedro José Mota de Freitas Jordão

A FAO (organização para a alimentação e a agricultura) a ONU e a Caritas são algumas instituições que ajudam na luta contra a fome e que tentam extinguir a pobreza entre outras. a Caritas é uma instituição que pertence á Igreja Católica desde 1945. Esta instituição dedica-se aos mais pobres e aos que têm menos condições.
Para cada um ter uma função para combater a fome podemos depositar comida no alimentar contra a fome recolhe alimentos que serão depois distribuídos pelos mais necessitados e assim evita-se o desperdício alimentar.
Cada um de nós deve contribuir assim para ajudar os mais carenciados.

Comentar por João Luís Marques

A FAO pertence à ONU, não é a ONU só por si que trabalha contra a fome, mas sim através do organismo que criou para esse efeito, a FAO. No penúltimo parágrafo penso que queres dizer Banco Alimentar contra a Fome…

Comentar por experienciaazul

Para combater a fome há várias instituições que ajudam as pessoas mais carenciadas e/ou doentes: a Cáritas, a FAO(vem do inglês: ¨ Food and Agriculture
Organization¨, que significa ¨ Organização das Nações
Unidas para a Alimentação e a Agricultura¨) e o banco alimentar que recolhe alimentos para que muitas das pessoas tenham comida para se alimentarem ao longo do ano.
Mariana Matias 6ºB

Comentar por Mariana Matias

As instituições que existem no mundo contra a fome são: a Santa Sé que trabalha com a ONU, a FAO, Caritas Internacional e os Bancos Alimentares contra a fome.
A FAO é uma organização para a Agricultura e para a Alimentação que promove o desenvolvimento rural e eleva os níveis de nutrição dos povos que foi fundada em 1945 no Canadá.
A Caritas Internacional que é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica, surgiu em Portugal em 1945.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são instituições particulares de Solidariedade Social que ajudam as pessoas carenciadas recolhendo dinheiro e alimento.
Todas as pessoas podem ajudar dando alimento que não precisam aos Bancos Alimentares, pois, existem pessoas que necessitam desses alimentos para sobreviver.

Comentar por Pedro Gil 6ºB nº 25

Algumas das instituições que trabalham para não haverem pessoas com fome sao:
As caritas internacionais, em 1897 foram estabelecidas na Alemanha as primeiras organizações das caritas. A Santa Sé aprovou em Dezembro de 1951 os seus estatutos. A sua missão é trabalhar para o nosso mundo seja cada vez melhor, dedicando-se aos mais pobres e em países de guerra.
A FAO é uma organização para a Alimentar que consiste em promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos, estimulando o desenvolvimento da pesca, criação de gado, produção agrícola principalmente em países subdesenvolvidos. Foi aprovado em Roma a Declaração de Roma Em Novembro de 1996. Esta teve o apoio de 126 países.
Os Bancos Alimentares contra a Fome são instituições particulares cheias de solidariedade social, recolhem bens alimentares para os distribuir de forma gratuita, pelos mais necessitados. O trabalho dos Bancos Alimentares é feito por voluntários que querem ter no mundo solidariedade e partilha. Este problema afeta muita gente no mundo.
Devemos de contribuir sempre que há campanhas do banco alimentar.

Comentar por Madalena Pereira

A Cáritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de 200 países. A Cáritas foi fundada em Portugal em 1945 e todas as suas ações foram feitas com princípios de solidariedade.

A FAO é um organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos.

O Banco Alimentar Contra a Fome recolhe bens alimentares para distribuir pelos mais pobres e evita os desperdícios alimentares.

Estas organizações existem para melhorar um pouco mais o mundo, por isso eu acho que podemos todos colaborar com essas organizações e apoia-las, sendo voluntários, não desperdiçando alimentos e sendo generosos na oferta produtos alimentares a algumas destas instituições.

Comentar por Vicente Lopes

Existem algumas instituições que se dedicam a combater a fome no mundo como a Cáritas, a FAO e o Banco Alimentar.
A Cáritas é uma instituição que atua em mais de 200 países. Foi criada em Portugal em 1945. Trabalha para construir um mundo melhor ajudando as famílias mais pobres e necessitadas.
O Banco Alimentar recolhe alimentos para depois distribuí-lo por aqueles que mais precisam dele combatendo a fome no mundo inteiro.
A FAO organiza programas para acabar com a pobreza e promover a dignidade merecida por cada pessoa.

Comentar por Inês Vieira

As três organizações mundiais contra a fome são a Caritas, A FAO e O Banco Alimentar contra a Fome.
A Caritas Internacional é um conjunto de organizações humanitárias da Igreja Católica que atuam em mais de duzentos países. Em Portugal a Caritas foi criada em 1945 e tem 20 dioceses em todo o pais.
A FAO é a organização das Nações Unidas que tem como propósito garantir a alimentação e desenvolver a agricultura e a pesca preservando os recursos naturais, permitindo assim a melhoria das condições de vida e nutrição dos povos.
O Banco Alimentar Contra a Fome são IPSS que recolhem alimentos doados pelas pessoas de forma gratuita para serem depois entregues a quem deles necessita, nomeadamente as famílias mais cadenciadas. Um dos propósitos desta organização é evitar desperdícios alimentares, fazendo-os chegar às comunidades que deles necessitam em todo o mundo. A minha família já teve oportunidade de participar na recolha de alimentos para o Banco Alimentar num supermercado de Leiria.

Comentar por Artur Silva

A pobreza é uma calamidade que afeta a maior parte da humanidade e que deve ser combatida por todos os países. Por isso, existem várias instituições que trabalham todos os dias para combater a fome no mundo. Instituições essas que são: a Igreja católica, a Caritas e a FAO, entre outras.
A Igreja Católica está empenhada na luta contra a fome. Ela participa na ONU e nas assembleias gerais da FAO como observadora, denunciando a pobreza, tentando procurar entendimento entre vários países e defender os mais pobres.
A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja católica. É também uma ONG e foi criada em Portugal em 1945. A Caritas rege-se pela Doutrina Social da Igreja e orienta as suas ações por princípios de solidariedade. A sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor dedicando-se aos mais pobres e aos excluídos da sociedade.
A FAO é um organismo das Nações Unidas e tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar a nutrição dos povos. Tem como programa ajudar a aplicar novas tecnologias na agricultura e criação de gado nos países em vias de desenvolvimento. No combate contra a fome fomenta a preservação dos recursos naturais e o investimento nas fontes de energia renováveis.
Outras formas de combater a fome é fazer voluntariado, doar alimentos ao banco alimentar e ajudar dando dinheiro ou comida aos pedintes.

Comentar por JOSÉ MIGUEL CARVALHINHO

Existem várias instituições que lutam contra a pobreza mundial tais como a “Caritas”, a “FAO” e o “Banco Alimentar Contra a Fome”.
A “Caritas” é um grupo de organizações da Igreja Católica na qual Portugal aderiu em 1945. Este e mais de 200 países cooperam com esta instituição internacional que foi estabelecida pela primeira vez na Alemanha, em 1897.
A “FAO”, a Organização para a Alimentação e a Agricultura é uma Agência especializada fundada pelas Nações Unidas a 1945.
O “Banco Alimentar Contra a Fome” é formado por Instituições Particulares de Solidariedade Social. Foi aberto o primeiro Banco Alimentar nos Estados Unidos em 1966. Mais tarde, em 1984, foi fundado outro na Europa e depois em Portugal, em 1992, na capital deste mesmo país.
Apesar das muito grandes ajudas feitas por estas e outras instituições, também devemos cooperar durante o nosso dia-a-dia. Para isso devemos aproveitar ao máximo tudo aquilo que diz respeito à nossa alimentação e à saúde pessoal.

Comentar por Laura Matos Viola

Algumas das instituições que trabalham contra a fome são: a Caritas, a FAO e o Banco Alimentar Contra A Fome…
Estas instituições trabalham contra a fome, de tal forma ajudando os outros, como por exemplo em África há muitas crianças a morrer á fome e essas instituições “contratam” outras pessoas para fazer voluntariado para os países que mais necessitam de ajuda.

Comentar por Francisca Cartaxo

Algumas das instituições são a FAO, a Caritas e o Banco Alimentar Contra a Fome…
Estas instituições trabalham contra a fome, ajudando os outros Continentes como por exemplo em África onde há muitas crianças a morrer à fome e essas instituições mandam pessoas de outros países para fazer voluntariado

Comentar por Marco Duarte

A fome é muito vista nestes tempos, no entanto há instituições que tentam que isso desapareça. Como:
A Caritas que é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica que actua em mais de duzentos países.
A FAO é uma organização para Alimentação e a Agricultura que é um organismo das Nações Unidas que tem por objetivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos.
E o Banco Alimentar contra a fome são Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados.

Comentar por Maria Carolina Pereira

A fome é uma grande calamidade que afeta todo o mundo, para a combater criaram-se várias instituições que têm como função ajudar os mais afetados por ela.
-FAO:
Tem como objetivos ajudar a eliminar a fome, a insegurança alimentar ea desnutrição; tornar a agricultura, silvicultura e pesca mais produtiva e sustentável; reduzir a pobreza rural; permitir que os sistemas agrícolas e alimentares inclusivas e eficientes e aumentar a capacidade de resistência dos meios de subsistência às ameaças e crises.
-Cáritas:
A Cáritas Angola reforçou a sua capacidade logística de modo a fazer face às atividades de distribuição de bens alimentares e outros, a Cáritas Portuguesa contribuiu com a aquisição de um veiculo pesado para o transporte dos mesmos.
-Banco alimentar contra a fome
Tem como função evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome recolhendo-os ao longo de todo o ano.

Comentar por Camila Baptista

A FAO, as Caritas, e o Banco Alimentar Contra a Fome são instituições que ajudam no dia a dia as pessoas que tem muitas dificuldades. Falta de alimento.
A FAO é a Organição para a Alimentação e a Agricultura, pertence ás Nações Unidas. Pois ela tem a função de prompover objetivo de promover o desnvolvimentorurale elevar os niveis de nutrição dos povos, a FAOvai aprefeiçoar as condições das Nações Unidas.
As Caritas é a confederação de organização humanitarias da igreja catolica, pois ela atua em maisde duzentos países.Elsa temcomo função ajudar as pessoas com falta de alimento e outras coisas. E foi criada em 1945 tendo delegações nas 20 dioceses portuguesas.
O banco alimentar contra a fome são instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Comentar por Beatriz Dominos

A sociedade organiza-se para combater a pobreza e a fome, que ao nível das estruturas governamentais dos diferentes países, quer ao nível de Organizações Não Governamentais (ONG) e, ainda, através de iniciativas individuais.
A Igreja Católica, inspirada no Evangelho, está empenhada na luta contra a fome. A Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres. As congregações religiosas, as missões, as instituições de solidariedade da Igreja e as paróquias são estruturas da Igreja Católica que oferecem, em todo o mundo, apoio direto à promoção da dignidade humana.

Comentar por Marco Duarte

A igreja católica é a Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
A Igreja Católica, inspirada no Evangelho, está empenhada na luta contra a fome. A Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres. As congregações religiosas, as missões, as instituições de solidariedade da Igreja e as paróquias são estruturas da Igreja Católica que oferecem, em todo o mundo, apoio direto à promoção da dignidade humana.

Comentar por Francisco Oliviera

Por todo o mundo existem várias a instituições que lutam para combater a fome, a pobreza, e a falta de saúde de milhões de pessoas. Algumas dessas instituições são a FAO, a Cáritas Internacional e o Banco Alimentar contra a fome.
A FAO dedica-se a acolher pessoas que não têm família e dar-lhes a atenção que elas precisam e devem ter.
A Cáritas Internacional dedica-se a ajudar pessoas carenciadas, que vivem sozinhos sem cuidados de saúde, alimentares, que não têm ninguém que lhes dê atenção, amor e carinho.
O Banco Alimentar destina-se àquelas pessoas que todo os dias lutam para ter comida, um pedaço de pão no prato, àquelas pessoas que todos os dias têm a possibilidade de morrer à fome.
Para mim estas instituições são a coisa mais importante no nosso mundo pois sem elas várias pessoas morreriam. Para mim as pessoas que fazem parte dessas instituições são verdadeiros heróis.

Comentar por Eva Vieira

A Igreja Católica, a Caritas e a FAO são três instituições que trabalham todos os dias para combater a fome no mundo.

A Igreja Católica, como já disse anteriormente, preocupa-se em manter alimento para todas as pessoas. Esta instituição participa nas reuniões da ONU e da FAO onde observa tudo e no fim, procura entendimentos entre os países para a defesa dos países mais carenciados.

A Caritas é uma confederação de organizações humanitárias da Igreja Católica. É uma ONG e surgiu em Portugal em 1945. A Caritas orienta-se pelos princípio de solidariedade. A sua missão é construir um mundo melhor. esta instituiçaõ dedica-se aos mais pobres e aos que são excluidos da sociedade.

A FAO é um organismo das Nações Unidas e o seu objetivo é promover o desenvolvimento rural e elevar a nutrição dos povos. Esta instituição aplica as novas tecnologias nos países em desenvolvimento. Para combater a fome tenta preservar os recursos naturais e investe nas fontes naturais renováveis.

Através do voluntariado, muitas pessoas conseguem levar até aos mais pobres o alimento. E todos nós podemos, e devemos oferecer os alimentos a estas instituições.
Comentário por Luis Santos

Comentar por Luis Santos

No planeta existem várias instituições para ajudar a combater a fome e a pobreza no mundo.
Nessas instituiçoes que descobre onde existe a pobreza em vários locais do mundo e tenta enviar recursos para ajudar as populações a combater essa fome.
Outra das organizações é a Caritas.A caritas é uma confederação de organizações humanitárias da igreja católica que actua em mais de duzentos países. Em Portugal foi criada em 1945. A fao é um organismo das Nações Unidas que tem por objectivo promover o desenvolvimento rural e elevar os níveis de nutrição dos povos. Os bancos alimentares contra a fome são instituições Particulares de Solidariedade Social que recolhem bens alimentares para os distribuir, de forma gratuita, pelos mais carenciados

Comentar por joao filipe cha cha

Há muitas instituições como a caritas e o Banco Alimentar contra a Fome, dão alimentos para as pessoas que mais precisam. A pobreza afeta grande parte da humanidade e por isso tentamos combate-la no país. Estas instituições respeitam as normas de segurança e higiene em Portugal. Os alimentos recolhidos pelos Bancos Alimentares são encaminhados para instituições de solidariedade social. A distribuição dos bens alimentares é realizada de forma a corresponder ás necessidades das populações.

Comentar por Marta Pereira

Existem algumas instituições que se dedicam a ajudar os outros, combatendo a pobreza e a fome no mundo. Três dessas instituições são a FAO, a Caritas e o Banco Alimentar Contra a Fome.
Estas instituicoes sao formadas por voluntarios que ajudam a combater a fome no mundo pedindo a colaboracao de outras pessoas para que elas ajude, tambem a combater a fome no mundo.
Se todos ajudarmos a taxa de fome mundial diminuirá.

Comentar por Inês Brito

Existem várias instituições que combatem a fome no mundo, como: a FAO, que pertence ás nações unidas e tem como objetivo promover o desenvolvimento rural e elvar os míveis de nutrição dos povos.
A Caritas, que tem como mi9ssão trabalhar para construir um mundo melhor.
O Banco Alimentar Contra a Fome recolhem os bens alimentares para destribuir pelos mais carenciados.
Para combater conbater contra a fome podemos fazer alguns serviços voluntários e ajudar sempre com o que podemos.

Comentar por Dians 6ºB.

Para combater a fome há várias instituições que ajudam as pessoas mais carenciadas e/ou doentes: a Cáritas, a FAO(vem do inglês: ¨ Food and Agriculture
Organization¨, que significa ¨ Organização das Nações
Unidas para a Alimentação e a Agricultura¨) e o banco alimentar que recolhe alimentos para que muitas das pessoas tenham comida para se alimentarem ao longo do ano

Comentar por Joao Santos 6B

As instituições contra a fome no mundo são a Santa Sé que trabalha junto com a ONU, a Igreja Católica que luta com empenho contra a fome, a FAO que é uma organização para a alimentação e agricultura que estimula a pesca, a criação de gado e a produção agrícola principalmente em países pobres.

Cada um de nós pode contribuir na luta contra a fome com gestos de solidariedade como, o voluntariado, a contribuição em campanhas alimentares e com as missões em países menos desenvolvidos.

Comentar por Sara Pedro 6ºB

A igreja católica é a Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza e contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres.
A Igreja Católica, inspirada no Evangelho, está empenhada na luta contra a fome. A Santa Sé participa na ONU e nas assembleias-gerais da FAO como observadora, o que lhe permite denunciar a pobreza contribuir para desbloquear situações em que se impõe a procura de entendimentos entre os diferentes países e a defesa dos mais pobres. As congregações religiosas, as missões, as instituições de solidariedade da Igreja e as paróquias são estruturas da Igreja Católica que oferecem, em todo o mundo, apoio direto à promoção da dignidade humana

Comentar por Catarina oliveira




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: