Se Tu me Cativares


7º ano – A Paz

Olá 7º ano

Um novo desafio para este período. Leiam a p. 221 do vosso manual e  registem aqui, 4 ou cinco atitudes que colocam a paz em perigo, porque «azedam» as relações entre as pessoas. Bom trabalho.


41 comentários so far
Deixe um comentário

Comentário Blogue

As atitudes que colocam a paz em perigo, porque <> as relações entre as pessoas são:
-Fazer troça de alguém;
-Insultos verbais;
-Agressão física;
-Falta de compreensão;
-Vingança.

Comentar por Duarte Henriques

As atitudes que colocam a paz em perigo são:

– fazer troça de um colega da escola.
– recorrer à violência.
– não dialogar.
– não perdoar as ofensas que são feitas.

Ricardo Costa 7ºB Nº:25

Comentar por Ricardo Costa 7ºb

A falta de diálogo entre os povos pode levar a uma má relação entre eles, pois como não se falam pode nascer uma “guerra fantasma”, sem ninguém perceber porquê, apenas por falta de comunicação.
A vingança após um assunto estar resolvido pode levar a uma nova faísca que pode atear o fogo.
O ódio entre pessoas ou povos faz com que estes não queiram ou não possam sequer olhar para a cara uns dos outros, muitas vezes este ódio já se podia ter dissipado se eles conversassem. Este ódio leva à separação das pessoas, abrindo caminho para guerras futuras.
A incapacidade para perdoar o outro, mesmo quando este já se mostrou arrependido faz com que duas pessoas deixem de se falar, o que não é bom, de certo.

Comentar por Sara Ferreira

As atitudes que colocam a paz em perigo em diversas comunidades:
-falta de dialogo
-insultos perante diferentes aspetos relacionados com o corpo humano
-dizer não ao perdão
-humanos vingativos e destruidores.

Comentar por maripersilva2002(Mariana Silva)

As atitudes que colocam a paz em perigo são as atitudes que os humanos tomam, por exemplo, a troça, se agora alguém começasse a troçar de mim eu possivelmente ficava um pouco mais chateada e também começava a responder-lhe mal, podia ate começar a ser violenta e quando fossemos tentar fazer as pazes, eu não o perdoaria devido ás coisas ofensivas que essa pessoa fez e com isto tudo nós não voltaremos a dar-nos bem e possivelmente não voltaremos a falar. E isto tudo devido a uma “pequena” brincadeira de mau gosto. Nós devemos ter cuidado com as nossas atitudes porque esta pequena historia demonstra apenas um caso da falta da paz, mas como podemos imaginar haverá muitos outros que podem levar a situações parecidas ou piores que estas, portanto devemos ter a capacidade de saber preservar a paz.

Comentar por Francisca

As atitudes que colocam a paz em perigo são:
– fazer troça de alguém
– não perdoar alguém
– vingança
– falta de diálogo

Comentar por Joana Ganhão Santos Nº 17 7º A

O ser humano não é “perfeito” e como tal comete atitudes que levam à inexistência da paz, da tranquilidade e da harmonia entre as pessoas.
Muitas vezes ofendemos e magoamos os outros, através de gestos (agressão física), palavras (insultos verbais) e atitudes impróprias (indiferença), acabando por gerar conflitos desnecessários. Outras vezes, fazemos troça de alguém, esquecendo de olhar a nossa própria imagem ao espelho e verificamos que também nós temos “ defeitos”.
Gozar, minimizar e ridicularizar, entristece, magoa profundamente as pessoas, gerando situações de conflito.
A falta de compreensão, de humildade, o orgulho, a sede de vingança e o não querer dialogar com o suposto “inimigo” são barreiros nas relações interpessoais, colocando sempre a paz em perigo.
Devemos amar e saber perdoar o próximo, estabelecendo relações humanas com base na reconciliação.
O Amor é sem dúvida alguma o instrumento mais poderoso na conquista da PAZ.

Comentar por Alexandra Fernandes

As ofensas que alguém sofre podem deixar marcas e dar origem a uma situação de falência da paz, que podem derivar em conflitos mais graves.
Algumas das atitudes que colocam a paz em perigo são por exemplo a ridicularização por colegas (trabalho/escola), os insultos verbais, a agressão física, a falta de relações de diálogo entre pessoas, a falta de compreensão dos outros, assim como a vingança.

Comentar por Eduardo Couto

As atitudes que colocam a paz em perigo são:
– a agressão (física ou psicológica)
– a vingança
– a falta de diálogo
– fazer troça de alguém só “porque sim”
– recorrer à violência

Comentar por Diogo da Silva Simões 7ºB

Algumas das atitudes que colocam a paz em perigo, porque «azedam» as relações entre as pessoas:
– Ridicularizar colegas de turma;
– Fazer troça de uma pessoa;
– Insultar verbalmente ou através de gestos;
– Agredir fisicamente o outro;
– Mostrar indiferença para com o outro.
Estas atitudes podem colocar a paz entre as pessoas em perigo pois, por vezes, a ofensa magoa e provoca sentimentos de tristeza e revolta.
O perdão é essencial para que se restabeleça a paz novamente. O perdão ajuda a crescer, mas também permite recordar que não existe nenhum ser humano perfeito.
Embora perdoar e pedir perdão não seja fácil, é importante fazê-lo pois, permite ficar com a consciência mais tranquila, percebendo que o que se fez foi correto ou não.
Por vezes, confunde-se o perdão com o esquecimento da ofensa. A frase “perdoa e esquece” pode levar a algumas confusões sobre o significado da palavra perdoar. Perdoar não quer dizer que se esqueça, quer dizer que o que aconteceu, aconteceu, mas a vida contínua e mais importante é poder continuar a crescer uns com os outros, com respeito e amizade!
“Não faças aos outros o mal que te fizeram a ti!”, ou seja, não devemos vingarmo-nos das pessoas que nos fizeram mal, pois para alem de perdermos a razão, perdemos também uma possível amizade e fica-se com um sentimento de tristeza e revolta.
Esta é a força do perdão:
– diálogo e compreensão, estes conduzem sempre ao encontro entre as pessoas e não permitem que o ódio e vingança se instalem.
Assim seremos muito mais felizes e possibilita-nos crescer num ambiente de mais paz.

Alice Cordeiro, 7ºB

Comentar por Alice Cordeiro nº2 7ºB

Algumas das principais atitudes que “azedam” as relações entre as pessoas e colocam a paz em perigo são aquelas que decorrem da falta de diálogo. Nomeadamente a falta de compreensão e entendimento entre os povos, entre colegas, amigos, vizinhos… Também a dificuldade em escutar, compreendendo e fazendo-se compreender, são atitudes de conflito. Por outro lado, a falta de perdão também contribui para que as relações entre as pessoas “azedem “ainda mais. No entanto, o ódio e a vingança são claramente as atitudes que mais colocam a paz em perigo, por dificultarem o perdão, o diálogo e a compreensão entre povos, pessoas e culturas.

Comentar por Martim Oliveira 7º A

As atitudes que colocam a paz em perigo, infelizmente são muitas, tais como:

-agressão verbal e física
-indiferença ao próximo
-ridicularizar alguém
-fazer troça de alguém
-não perdoar

Dialogar é também fundamental, para manter um bom relacionamento entre as pessoas. Saber ouvir e expor as ideias, respeitando sempre os outros é uma atitude fundamental para manter a paz.

Comentar por José Pedro 7ºB Nº14

Ao longo da história, testemunhámos casos de falência da paz. Muitos devido à falta de diálogo e compreensão entre os povos que mais tarde, se refletiram em atitudes de ódio e vingança simplesmente porque, por vezes, o ser humano teve dificuldade em perdoar e escutar o próximo. Na minha opinião, considero o egoísmo a principal atitude que coloca em perigo a paz pois, troçar e ridicularizar alguém, não perdoar, agredir fisicamente e verbalmente o outro devem muito às injustiças, ganâncias, conflitos e indiferenças que o egoísmo pressupõe.
Por isso com vista à paz devemos ter uma atitude de altruísmo, de respeito mútuo e de aceitação das diferenças que só nos podem trazer crescimento.

Comentar por Inês Manaia nª15 7ºA

Comentário do blogue
As atitudes que colocam a paz em perigo, porque «azedam» as relações entre as pessoas são:
∞ Ofender o íntimo de uma pessoa de modo a magoá-la;
∞ Insultar verbalmente alguém;
∞ Agredir fisicamente;
∞ Recusar perdoar alguém que nos ofendeu;
∞ Falta de diálogo entre as pessoas que levam a desentendimentos entre elas ou mau compreendimento da situação.
O perdão é a solução para a cura das feridas causadas pelas pessoas que nos ofendem ou magoam. É possível esquecer perdão com esquecimento da ofensa.
A dor causada pela ofensa demora sempre o seu tempo a desaparecer, conforme a gravidade da situação. Mas, o perdão, é o único caminho que leva á cura. A recusa do perdão leva a ser impossível a paz entre as pessoas envolvidas. A conclusão a que chegamos é que perdoar ajuda a corar a memória da ofensa.
O perdão ajuda a crescer, e a regra que está na sua base é: não faças aos outros o que de mal te fizeram a ti, ou seja, se outra pessoa te ofender o magoar não lhe faças o mesmo.
A força do perdão: nasce do diálogo, exprime-se pela compreensão, põe termo ao ódio, não dá espaço á vingança e conduz sempre ao encontro entre as pessoas, possibilitando o seu crescimento num ambiente de paz.

Martina Caçador nº25

Comentar por Martina Caçador nº25 7ºA

As atitudes que geram um ambiente pouco pacífico no mundo e “azedam” as relações entre pessoas e povos são várias, como:

– o insulto aos outros que causa dor;
– a recusa do perdão;
– falta de diálogo que gera descompreenção;
– a vingança, que trás o ódio;
– agressão física…

Comentar por Rita Tereso

Existem muitas atitudes que colocam a paz em perigo e “azedam” as relações entre as pessoas. Hoje em dia, infelizmente, muitas vezes, assistimos a essas atitudes e por mais que as condenemos, elas continuam a ser praticadas.
Das atitudes a lamentar, saliento as seguintes:
– Ridicularizar alguém, fazendo troça;
– Insultos verbais;
– Agressão física;
– Falta de diálogo;
– Indiferença (quer para com os outros quer pelas atitudes dos outros).
Também a vingança é uma atitude negativa e que só traz consequências negativas à vida das pessoas.

Comentar por Carolina Almeida

Qualquer atitude que não se baseie no respeito pelo outro e por si próprio, coloca a paz em perigo, “azedando” as relações entre as pessoas.
O dialogo é fundamental para evitar criar situações que coloquem a paz em perigo.
A regra é simples: “não fazer aos outros aquilo que não queremos que nos façam a nós”. Só que as pessoas esquecem essa regra e ofendem os outros.
Essa ofensa pode consistir em:
– Insulto verbal
– Agressão física
– Humilhação
– vingança
– indiferença
O modo de restabelecer a paz é o perdão, que nasce pelo dialogo, exprime-se pela compreensão e conduz ao encontro entre as pessoas.

Comentar por Miguel Agostinho

Existem algumas atitudes,infelizmente praticadas pelo ser humano,que podem colocar a paz em perigo, tais como:

-ofender alguém
-troçar/ridicularizar o outro. insultar verbalmente ou demonstrar indiferença como resposta a um comportamento
-a recusa do perdão

Para que haja paz e harmonia entre povos é fundamental o diálogo, compreensão, interajuda e sobretudo saber perdoar e pedir perdão.

Comentar por Xavier Fernandes

As atitudes que colocam a paz em perigo são:
– agressão física
– vingança
– indiferença
– não perdoar
– ausência de dialogo

A sociedade é gravemente afetada por estas atitudes.

Comentar por Daniela Justino :)

As atitudes que “azedam” as relações entre pessoas decorrem, principalmente, da falta de respeito e de diálogo. São exemplos deste tipo de atitude o ódio e a vingança. No entanto, quando alguém é insultado abrem-se feridas difíceis de sarar. A agressão física e o insulto verbal são outras das atitudes geradoras de mau ambiente entre as pessoas. A indiferença também é dos ingredientes deste bolo que causa a rutura entre as relações das pessoas.

Comentar por Constança Angélico

As boas relações são essenciais para o bem estar da sociedade, no entanto algumas atitudes prejudicam a harmonia e a Paz uns com os outros!
O ódio, o desrespeito, a ignorância… são os intrusos que perturbam as boas relações.
Apesar de algumas atitudes provocarem conflitos entre o grupo não nos devemos exaltar, mas sim agir assertivamente e passificamente com o outro para não alimentar ainda mais a sua raiva.
Infelizmente nem sempre é assim que se resolvem os conflitos e enquanto não soubermos falar passificamente vai existir sempre guerra e a Paz nunca será alcançada.
Assim é nosso dever mudar as atitudes de todos, começando por nós!

Comentar por Catarina Lourenço

As atitudes que colocam a paz em risco são:
-agressão física;
-insulto verbal;
-indiferença;
-falta de diálogo.

O diálogo é muito importante para ajudar a ultrapassar estes problemas que magoam os outros.

Comentar por Bárbara Fernandes 7ºB

As atitudes que colocam a paz em perigo, porque «azedam» as relações entre as pessoas são:
– a vingança
– a indiferença
– a agressão física
– não perdoar
– falta de diálogo

Comentar por Inês Brás

As atitudes que colocam a paz em perigo, porque «azedam» as relações entre as pessoas são as seguintes:
– Ofender alguém;
– Insulto verbal;
– Agressão física;
– Indiferença;
– Ausência de diálogo.

Comentar por João Freitas

As cinco atitudes que colocam a paz em perigo são:
– a agressão física;
– a vingança;
– a falta de diálogo;
– não perdoar alguém;
– humilhação.

Comentar por Francisco Almeida

O que coloca a paz em perigo são algumas atitudes que as pessoas tomam. São elas:
-Fazer a guerra;
-Ódio;
-Agressão física;
-Inveja das outra pessoas;
-Vingança.

Comentar por PEDRO NETO

Algumas das muitas atitudes que “azedam” a paz com a consequente colocação da paz em perigo são, por exemplo, fazer troça de alguém que trás várias reacções à ofensa como insulto verbal, agressão física, indiferença,…
E, seguindo este exemplo, será possível esquecer tudo isto? A resposta é não. Não é possível esquecer mas é possível perdoar. E ao perdoarmos o outro estamos a crescer interiormente, mas não conseguimos perdoar o outro se houver falta de diálogo, compreensão, se existir ódio, vingança (sendo estes dois últimos também atitudes que “azedam” a paz.).

Comentar por Julia Ventura

Para mim as atitudes que colocam a paz em perigo são:
-Insultos verbais;
-Agressão física;
-Falta de compreensão;
-Vingança.
-ódio

Comentar por Carolina Machafo

As ações que colocam a paz em risco são:
-a guerra
-o ódio ao outro
-a inveja
-a vingança

Comentar por Ruben Bento

As atitudes que colocam a paz em perigo são:
-falta de diálogo;
-agressão física;
-fazer troça de alguém;
-dizer não ao perdão.

Comentar por Ana Beatriz 7ºA Nº1

As atitudes que põe a paz em risco são:
• Haver ausência de dialogo pois se não comunicarmos nunca nos entenderemos.
• Não perdoar porque se não perdoarmos não nos vamos conseguir relacionar de forma normal
• quando à vingança não paz pois é como uma bola de neve quando nos vingamos de alguem essa pessoa pode também se vingar e assim não chegaremos a entendimento
• troçar de alguem só porque sim é algo que impede a paz porque o outro vai ficar magoado e chateado

Comentar por Catarina Ferreira

Algumas atitudes que podem levar à falência da paz são, por exemplo, não perdoar, insulto verbal, agressão física, ausência de diálogo e ódio.

Comentar por Luísa Urbano Nº 16 7ºB

As atitudes que colocam a paz em perigo, infelizmente são muitas, tais como:

-vingança;
-recorrer a violencia ;
-falta de dialogo;
-indiferença ao proximo;
-nao perdoar

Comentar por mafalda santo

As atitudes que colocam a Paz em perigo são:
– A ridicularização dos colegas
– A agressão física
– A agressão verbal
– A indiferença
– A falta de humildade
Então, as ofensas aos outros podem gerar conflito e consequentemente a rutura da Paz.

Comentar por Diogo Alves - 7ªA

As atitudes que colocam a paz em perigo são:
-a vingança
-a agressão física
– não perdoar
– a indiferença
– falta de diálogo

Comentar por Mariana Costa

A paz é muito importante na sociedade pois sem paz, não há diálogo entre as pessoas e as suas relações não vão ser tão boas, Pode haver guerra devido ás desavenças entre as pessoas e greves a favor da paz que acabam mal, pois as pessoas vingam-se a algumas pessoas, por essas pessoas não respeitarem e não contribuírem para haver paz. A paz é mesmo muito importante pois as pessoas são mais seguras consigo mesmas e por vezes alguns insultos magoam muito pois á pessoas mais sensíveis que outras e sem dúvida que o egoísmo é uma das atitudes que as pessoas têm e não deviam para haver paz tal como a agressão física, a inveja de outras pessoas, a vingança e a guerra.

Comentar por Ana Rafaela 7ºA

As atitudes que estragam as relações entre pessoas acontecem quando existe falta de respeito. Quando alguém é insultado fica muito magoado. A agressão, a indiferença e o racismo também são causadores de mau ambiente.

Comentar por Matilde António 7ºA nº26

As atitude que colocam a paz em perigo, porque “azedam” a relação entre as pessoas são o facto de alguém nos ofender, abrindo uma ferida, criando assim um conflito. Também a agressão física, o recuso ao perdão e a falta de diálogo entre as pessoas que leva a maus entendimentos, ou seja, gera também conflitos.

Comentar por Maria Joana nº23 7ºA

As atitudes são:
– a vingança
– a falta de diálogo
– a falta de compreensão
– a agressão
– fazer troça de alguem

Comentar por Ana Filipa Félix 7ºB

Algumas atitudes que colocam a paz em perigo são:
– a agressão física;
– a vingança;
– a falta de diálogo;
– não perdoar;
– humilhar alguem.

Comentar por João Gago

As 4 atitudes que podem colocar a paz em perigo é.:
– A agressão física ou psicológica;
– O racismo;
– A revolta;
-Não dar nem receber o perdão.

Comentar por Juliana 7ºB




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: