Se Tu me Cativares


7º ano As Origens

sistema_solarfOlá 7º ano, então como vai o estudo das Origens?…

Fica aqui um pequeno trabalho para fazerem até ao fim do mês

Leiam o texto que vem no Caderno de Atividades na p. 34 “Criação ao Revés”, depois identifiquem os maiores problemas que, na perspectiva do texto, afligem a humanidade e expliquem o sentido do título.

Bom Trabalho!

 Correção do teste

Não se esqueçam que a correção das questões de escolha múltipla deve ser feita a partir do teste, escrevam as questões completas. Cuidado com os erros a copiar.

4 – O significado simbólico do número sete é plenitude e perfeição

5 – No texto bíblico da criação a imagem das árvores simboliza os desejos mais profundos do coração humano, como a imortalidade (árvore da vida) domínio e autonomia (árvore do conhecimento do bem e do mal).

6 – Pertence à ciência dizer quando e como começou o universo e a vida.

7 – Bíblia ou Ciência é uma questão que não faz sentido, porque as duas procuram respondem a questões diferentes. O correto é dizer Bíblia e Ciência porque as duas se complementam.

8 – A perspectiva cristã diz que a vida surgiu do poder amoroso de Deus, mas desenvolve-se através dos mecanismos naturais queridos por Deus.

9 – Com as narrativas da criação a Bíblia quer responder ao porquê e par quê da existência, ou seja, às questões do sentido da vida.

10 – Adão e Eva simbolizam o primeiro casal humano, mas também toda a humanidade.

11 – Estas são as perguntas fundamentais que estruturam a existência humana: Quem sou? Donde venho? Para onde vou?

 

Indicações para a preparação próxima da ficha de avaliação

Vejam bem as sínteses das aulas, as fichas de trabalho feitas;

Revejam as pp. 13 e 15-17;

Vejam bem o esquema da p. 18;

Na p. 19 vejam bem o que são cosmogonias;amanhecer

Estudem as pp. 22 e 23;

Estudar bem o último § da p. 24 e a p. 25;

Ver bem a p. 27 e a p. 29; as pp. 30, 31 e 32;

Ver bem o resumo que fizeram sobre os elementos simbólicos da criação;

Ver ainda as pp. 37, 38, 39, 41, 43 e primeiro § da p. 44.

A estrutura da ficha é como habitualmente questões de escolha múltipla, verdadeiro e falso, de resposta curta, uma ou duas de desenvolvimento e uma composição.

Bom estudo! Não se esqueçam do trabalho para fazer aqui, depois da ficha de avaliação esta página fica encerrada…


50 comentários so far
Deixe um comentário

A meu ver os maiores problemas são a ganância do ser humano, as guerras que ele criou sem qualquer razão, as armas que fabricou para poder alvejar multidões à distância, o facto de achar que tinha tanto poder ao ponto de criar um deus igual a ele, esquecendo-se que Deus é superior a ele, e de no final de tudo isto ainda se conseguir orgulhar do que fez sem perceber que estava errado e a criar o fim do mundo.
Quanto ao sentido do título, acho que tem a ver com o facto de que normalmente o mundo devia de evoluir em vez de ser destruído, daí o título “criação ao revés”, ou seja, criação ao contrário, destruição.

Comentar por Sara Lopes Ferreira

O título do texto “A Criação ao Revés”, significa que Deus criou o mundo para ele evoluir de forma positiva, verdadeira, pacífica e harmoniosa, contudo assim não se tem verificado, pois a vida da humanidade tem vindo a tomar formas e contextos totalmente ao revés (contrário) daquilo que o nosso criador idealizou para a humanidade. É o homem, com a sua ganância e fome de conhecimento, que tem vindo a causar a sua própria destruição!

Na minha perspectiva e segundo o que ouço falar às pessoas mais velhas, existiram tempos em que se viveu num mundo cor de rosa e feliz, com paz, serenidade, em que tudo era belo, simples e natural…
A partir do momento em que o homem começou a abusar e a desafiar a própria natureza, assim como as suas próprias capacidades e limitações enquanto ser humano pensante, eis que surgem os maiores problemas da humanidade. A guerra, com a fabricação de armas a longo alcance, submarinos nucleares, mísseis… o enorme avanço ao nível da mais alta tecnologia, o materialismo, a ganância, as divisões, o querer mandar e manipular os outros para seu próprio benefício, o querer esculpir um Deus à sua imagem e semelhança, fez com que o homem se autodestruísse, contribuindo assim para o colapso do mundo.

Comentar por Alexandra F.

Os maiores problemas que afligem a humanidade são:
– a ambição pelo poder, através das armas e de guerras;
– a diferenciação entre os homens, pelo seu poder;
O titulo “A criação ao Revés” significa que o mundo era perfeito e que o homem com a sua ambição desmedida conseguiu destruí-lo, ou seja, não se trata da “Criação do Mundo”, mas sim da sua “Destruição”.

Comentar por Duarte Henriques 7.º A

O texto “A Criação ao Revés” diz-nos que Deus criou o mundo para ele se evoluir de forma positiva ,verdadeira e pacifica.Mas o homem, com a sua ganância e fome de conhecimento, tem vindo a provocar a sua própria destruição.
Na minha opinião os maiores problemas são:
– a ambição pelo poder, através das guerras
-diferenciação social(pobres e ricos)
O titulo sugere que o homem em vez de fazer evoluir o mundo de forma harmoniosa destrói-o daí o titulo “Criação ao Revés”(criação ao contrário).

Comentar por Ricardo Costa 7B Novembro 1 2014

Na minha opiniao os maiores problemas do ser humano são a ambiçao , as gerras que criou , as armas que gerou , e as vezes o ser humano esquece -se que Deus é superior a todos nós.
em relaçao ao titulo eu penso que esta relacionado com que o mundo deveria evoluir em vez de nós o destruirmos daí o titulon ser “criação ao reves”.

Comentar por Francisca

1.Deus quando criou a Terra e o Homem, fê-lo com o objectivo de existir harmonia entre os dois. Para que isso acontecesse era necessário que o Homem respeitasse a Natureza e vivesse em paz, alegria e comunhão entre todos. Do texto resulta precisamente o contrário dos objectivos de Deus. O Homem desrespeitou a Natureza, entrou em guerra, ficou ganancioso e desafiou Deus. O sentido do titulo do texto é precisamente que a criação de Deus resultou ao contrário do que Ele pretendia e por isso a Terra foi destruída.

2.A Humanidade enfrenta vários e graves problemas que ela própria causou. A sua falta de respeito pela natureza e pelo seu semelhante. A ganância, o materialismo e ambição deram origem ás guerras, à poluição e á pobreza e estes são verdadeiramente os problemas que mais afligem a humanidade.

Comentar por Martim Oliveira 6º A

O título significa que Deus criou o mundo para este evoluir de forma pacífica. Isto não está a acontecer. O homem está lentamente a destruir-se deixando que sentimentos como o egoísmo ou a ganância se sobreponham a bondade e a partilha.
Os maiores problemas da humanidade são:
– A diferenciação entre estes.
– A sua grande ambição de ter mais poder que este ou do que aquele.
Estes dois problemas estiveram na origem, e continuam a estar, de muitos conflitos mundiais como a guerra e o conflito.

Comentar por João Diogo

Na minha opinião, os maiores problemas do ser humano são a sua ganância e as guerras que, através das armas e das recrutas militares apenas matam inocentes.
O ser humano, já se achava tão poderoso nessa altura que criou um deus igual a ele, não tendo em conta de que Deus é superior a ele e que apenas iria conseguir o fim do mundo devido a todos esses atos.
Quando Deus criou o mundo, as escrituras referiram todo o bem que ele criou em 6 dias. O título do texto é como se fosse o homem o criador da Terra, mas em vez de criar o bem, só criou o mal, e assim acaba por se destruir.

Comentar por Eduardo Couto

A partir do texto , na minha opinião, conseguimos perceber que os maiores problemas do ser humano são o egoísmo, ânsia de ter mais poder e riqueza do que os outros, as guerras através das armas que criam e o pensamento de que podem ser ainda superiores a Deus, assim, como ter mais poder que Este.
Em relação ao título “Criação ao Revés” eu penso que significa Criação ao contrário, ou seja, em vez da Criação só há a destruição.

Comentar por Inês Manaia, Nº 15, 7ºA

Quando Deus fez o Homem e a Terra, fês com o objetivo de entre os dois haver harmonia. Para isso acontecer era preciso que o Homem respeitasse a natureza e vivessem em paz entre todos. O texto fala principalmente sobre o desrespeito do Homem com a Natureza. O sentido do título é a criação de Deus e o desentendimento entre os dois que acaba na destruição do planeta Terra.

O Homem hoje em dia enfrenta graves problemas que fora ele a causar. A ganância, o materialismo, a ambição e a falta de desrespeito pele mesma deram origem ás guerras, á poluição e á pobreza. Estes são os problemas que a Humanidade enfrenta.

Comentar por Matilde Ferrão António 7ºA nº 26

O título deste texto, “Criação ao Revés” significa que Deus criou o Mundo para nós, cheio de amor e boa vontade e o Homem, diariamente, destrói o que Ele construiu, com a poluição, as guerras,etc, devido à sua ganância.
De início, o mundo era maravilhoso e perfeito e depois o Homem começou a criar os seus próprios problemas, querendo ser sempre maiores, mais fortes, mais ricos… E acabando assim por causar guerras por razões insignificantes, por se tornar ganancioso…A meu ver, o último parágrafo do texto mostra a tristeza de Deus perante estes comportamentos tão maus.

Comentar por Luísa Urbano

Na perspetiva do texto, os principais problemas que “atormentam” a humanidade são o desejo de poder, a diferenciação entre os mais poderosos e os que menos têm, as guerras (consequência da ambição do Homem em ser mais poderoso que os outros) e, consequentemente, a criação de armas e instrumentos de destruição e, finalmente, a ambição de que nem o próprio Deus que adora e a quem presta culto seja superior a ele.
O título do texto “Criação ao Revés”, exprime a ideia do processo contrário à criação, a destruição.

Comentar por Constança Angélico 7ºA

Os maiores problemas do ser humano, na minha opinião, são a sua ganância pelo poder, fazer a diferenciação das pessoas pelo que têm e não pelo que são.As guerras que acontecem por pequenos conflitos e que matam pessoas inocentes e consequentemente o fabrico de armas muito poderosas que conseguem matar imensas pessoas ao mesmo tempo. Com isto tudo o Homem achava-se tão poderoso que pensava que era superior a Deus.
O titulo do texto ” A CRIAÇÃO AO REVÉS” quer dizer que o mundo devia de estar a evoluir em vez de regredir , ou seja , o mundo está a “evoluir” ao contrário.

Comentar por ana beatriz 7ºA

Com este texto eu consigo entender que o Homem é ganancioso ao ponto de guardar os seus tesouros, sendo assim individualista, Por isso dividido o mundo em duas partes. Sendo que uma dessas partes era a que tinha poder sobre o outro povo.
Como o Homem queria tudo para ele, formou-se uma guerra onde os dois povos tentavam ser melhores um do que o outro, criando armas que pioravam a estabilidade do mundo.
O Homem tinha uma ideia errada do que Deus lhe quis transmitir ao lhe entregar o mundo. O Homem fez do mundo (que é criação de Deus) aquilo que queria sem pensar nos problemas que podia causar. Aí se explica o titulo, onde ao revés do que Deus tinha criado, neste caso um mundo bonito, o Homem transformou-o num local triste e onde havia muitas guerras.
Resumindo, este texto indica que o Homem quer tudo para ele, sem pensar nos outros, mas sim no poder e no dinheiro.

Comentar por Rita Tereso 7ºB

A meu ver os problemas do ser humano são que este quer o total poder de tudo e de todos e só quer riquezas para ele e para os homens que o apoiam. Ele só pensava em si, queria destruir tudo o que pertencia aos pobres e só queria guerras e mais guerras.O Homem achava-se superior a Deus. Mas Deus deu-lhe a volta provocando um enorme terramoto e destruindo tudo o que o ser humano tinha construído para fazer mal aos outros.
O título do texto quer dizer que é a criação ao contrário,ou seja, em vez do Homem pensar nos outros só pensou em si e nas riquezas. Em vez de o Homem estar evoluir esta regredir.

Comentar por Maria Beatriz

Na minha perspectiva, os maiores problemas são a ambição “(ganância)” e a diferenciação social. O título” A criação dos Revés ” significa que o mundo deveria evoluir mas o homem com ambição assim o destruiu.

Comentar por Mariana Pereira Silva

Os seres humanos têm uma ideia muito errada soubre a Natureza e os seus recursos.
O homemacha-se no direito de destruir e danificar a Natureza, extinguindo as espécies mais raras de animais, plantas… Isso está errado, pois não nessecitamos da Natureza excecivamente, só pensamos no dinheiro. Somos seres que não sabem repartir, que não se contentão com o que têm e querem sempre mais do que precisam para sobreviver!
Com isto não estou a dizer que eu também não o faça, mas pelo menos disso, e tento sempre mudar as minhas atitudes, a pensar nos que ainda estão para surguir a este mundo maravilhoso, que, em breve, pode deixar de o ser, devido a muitas atitudes erradas, que, inflismente foram tomadas por nós.
Com este comentário, espro mudar as tuas atitudes e opiniões, e que te faça pensar antes de agir neste assunto tão delicado e descutido, e que te icentive a lutar e a protestar contra estas pequenas injustiças, que um dia podem ser fatais. Tenho a certeza de que o “Criador” ficaria orgulhoso por ver a união da humanidade para o bem, e não para greves, manifestacões…..

Comentar por Catarina Lourenço 7ºB

Deus criou o mundo com o intuito deste evoluir de forma positiva, pacifica e harmoniosa. No entanto, a evolução tem sido completamente invertida, visto que o homem, em vez de evoluir positivamente, está apenas a destruir-se a si próprio e ao seu mundo também. No texto “A Criação ao Revés”, o homem criou um Deus, pensando que poderia ser igualmente grandioso como ele, mas enganou-se, pois Deus era mais poderoso que o homem. Orgulhando-se do que tinha feito, o homem não percebeu que estava a provocar a destruição do seu mundo. Daí o título do texto ser tão adequado, visto “A Criação ao Revés” significar criação ao contrário, destruição.
A meu ver, os maiores problemas da humanidade são a enorme diferença entre os homens e o uso e abuso do poder do homem sobre os outros, para controlar e dominar, para daí tirar dividendos, utilizando, por exemplo, armas.

Comentar por Joana Santos

O maiores prolemas do ser humano são a sua ganância em querer o poder para si e só querer o seu bem não se preocupando com os que não têm nada, criar a guerra e armas para matar inocentes e criar um Deus á sua semelhança, não se apercebendo que os seus atos levariam á sua destruição.
O titulo significa que o homem cria um mundo mas um mundo mau que acaba por ser destruído.

Comentar por Catarina Ferreira

O texto “A Criação ao Revés” demonstra que Deus tentou criar um mundo em que não houvessem injustiças, em que houvesse distinção entre o bem e o mal, em que o Homem tivesse consciência das suas ações…
O título do texto também me diz muito… fala sobre a criação ao revés que Deus, neste texto, criou. Deus criou o mundo para este evoluir de forma pacífica e sem conflitos, mas este acaba por evoluir com a distinção de funções, conflitos entre os povos e o facto de as pessoas quererem mais poder que as outras…

Comentar por Ana Filipa Félix 7ºB

Os maiores problemas que afligem a humanidade são a ganância, as armas que criou, e a diferenciação que criou pelos homens pelo o seu poder.
O título diz-nos que o homem ao construir tudo para si não se preocupou com o bem estar do mundo. E assim provocou a destruição.

Comentar por Bárbara Fernandes 7°b

Os maiores problemas que afligem a humanidade são o poder, a diferenciação social, fortunas e riquezas, o controlo total da humanidade, destruição daqueles que se opõem, a sua multiplicação e ter um Deus criado à sua imagem e forma de pensar.
O sentido do título do texto, dá-nos informações de que o homem não soube aproveitar o que tinha, destruindo o mundo ao passar dos dias.

Comentar por João Freitas

O texto demonstra-nos que Deus criou o céu, a terra e os seres vivos, entre eles o homem. Assim o homem começou a destruir o seu planeta por causas inúteis. Daí o título “Criação ao Revés “, criação oposta.
Eu acho que os maiores problemas da humanidade são:
– utilizar recursos naturais de forma excessiva para causas inúteis;
– crer criar povoações só para existir guerra entre os diferentes povos que criou.

Hoje estes problemas ocorrem em várias partes do mundo. Isto é triste pois não há necessidade de haver guerra e conflito entre o Homem.

Comentar por Diogo da Silva Simões 7ºB

“Criação ao Revés”
A leitura do texto remete para graves problemas que afetam a humanidade tais como a ganância , a ambição desmedida, a maldade, que se revelam através da desigualdade social, das guerras, da vontade de destruir o seu semelhante, chegando ao extremo de desejar um Deus idêntico a si.
Ora, Deus criou o mundo perspetivando harmonia, paz e felicidade,
exatamente o contrário do que está a acontecer, daí a “Criação ao Revés” .

Comentar por xavier

Os maiores problemas que afligem a humanidade são a ganância e a ambição de ter mais poder que levam o Homem a criar armas e guerras que matam pessoas e abusando do poder criou Deus, sendo este parecido mas mais poderoso que o Homem.
O título do texto quer dizer que em seis dias o Homem fez o cotrário que Deus fez ( criou o mal, destruíndo-se a si próprio ).

Comentar por Francisco Almeida

Os maiores problemas que afligem a humanidade, na perspectiva do texto “Criação ao Revés”, são: a ganancia pelo poder; a diferenciação social( pobres e ricos): a criação de instrumentos de defesa e armas que originam a guerra e a ideia de superioridade, achando que pode fazer tudo, inclusive um Deus à sua imagem.
O titulo do texto, significa que em vez de criar (como Deus criou a terra), o ser humano, facilmente, destrói tudo o que o rodeia, dai o nome “A Criação ao Revés”

Comentar por Carolina Almeida

Na minha opinião os maiores problemas que afligem o ser humano são: -a ambição pelo poder,
– diferenciação social
O título “A criação ao Revés” significa que Deus criou o mundo para evoluir, mas com a ambição do homem, ele tem vindo a destruir devido a ganancia.

Inês Brás 7ºA

Comentar por Inês Brás

O título do texto “A Criação ao Revés” significa “A Criação ao Contrário”, ou seja, consiste num reconto da Criação do Mundo, que começa com um mundo perfeito criado por Deus, e termina com a destruição de tudo o que Ele criou, devido às ações egoístas e desonestas do Homem.
Os maiores problemas que, na perspetiva do texto, afligem a humanidade são a pobreza, a fome, a divisão das classes sociais e sua diferenciação segundo o poder e a riqueza, a guerra, o fabrico de armas prejudiciais e o desrespeito perante a figura divina de Deus.

Comentar por Alice Cordeiro

Na minha opinião os maiores problemas do ser humano são a ambição , as guerras que criou , as armas , e o ser humano esquecer-se que Deus é superior a todos nós.
Em relaçao ao titulo eu penso que relaciona com que o mundo deve evoluir em vez de o destruirmos daí o titulo ser “criação ao reves”.

Comentar por Mariana Cardoso

Eu acho que os maiores problemas que afligem o ser humano é a sua ganância, criando armas para poder alvejar multidões e para serem usadas nas guerras e o facto de se ter esquecido que Deus é maior que ele e que tem muito mais poder do que ele. No fim com as suas invenções guerras e destruição não se apercebeu que está errado destruir o mundo.
Eu acho que o título do texto “A Criação ao Revés”, significa que quando Deus criou o mundo era para haver harmonia, paz e fraternidade uns pelos outros mas não é isso que se foi verificando ao longo dos tempos pois o Homem tem vindo a tomar decisões completamente revés (contrário) daquilo que Deus (o nosso criador) tinha previsto.

Comentar por Carolina Machado

O título do texto” A Criação ao Revés” significa que Deus criou o mundo à sua semelhança, para ser belo e harmonioso, com paz e não para ser destruído pelo homem.
Os maiores problemas que afligem a Humanidade são:
– O egoísmo e a ganância do homem, provocando desigualdades sociais e guerras entre os povos.
– O uso de armas nucleares e mísseis pelo homem, ameaçando a Humanidade.

Comentar por Diogo Alves - 7° A

Deus criou o mundo e o homem. Projetou um mundo perfeito, em que o homem vive em hamonia com a natureza e com o próximo.
Mas o homem não respeitou a vontade e o projeto de Deus. Foi levado pela ambição, ganância e sede de poder.
Fez a guerra, destruiu a natureza, criou a desigualdade, espalhou o terror e desafiou Deus.
Ou seja, fez o contrário do projeto de Deus. Daí o título “A Criação ao Revés”. Em vez de criar, destruiu.

Na perspetiva do texto, os maiores problemas que atingem a humanidade são: ambição pelo poder; a ganância; a falta de respeito pela natureza; a guerra; a diferenciação social…

Comentar por Miguel Agostinho

Na minha opinião o ser humano esta sempre a organizar enumeras guerras, assim está sempre a morrer milons de gente.
frabrica varias armas so para matar. Se o ser humano continuar assim a população irá desaparecer e o ser humano extinguir-se-á o mundo irá acabar.
Acho que no meu ver, nós conseguimos acabar com as guerras e assim Deus ficará orgulhoso dos nossos atos!

Comentar por Francisco Barros 7ºB

Cuidado com os erros

Comentar por experienciaazul

Em relacão ao título “A criação ao revés” significa que, Deus criou o mundo para evoluir de forma positiva em vez disso, as pessoas tendem a destruí-lo.

O texto fala-nos de que Deus criou o universo, a terra, o céu, os seres vivos, todas as coisas que atualmente existem e são necessárias para que o mundo tenha valor e movimento. Mas em vez de o Homem aproveitar todas as coisas boas que Deus tinha criado, decidiu usá-las como um ato de maldade e de guerra, construindo assim armas que matassem multidões ao longe, que desse para criar guerra. Desde que Deus criou as coisas boas, simplesmente o Homem aprovieitou-se delas para fazer coisas que mantam acabam com vidas. Para mim os dois maiores problemas neste texto são:
– a importãncia de ter sempre mais e conseguir seempre melhor quee os outros;
– e a destruição de recursos naturai e importants para a sobrevivência do ser Humano.
Mas depois o Homm percebeu que o seu trabalho não valeu de nada pois houve um fenómeno natural, o quee significa que a natureza se vingou do Homem por causa das suas atitudes de querer sempre mais melhor.

Comentar por Ana Gomes

Na perspetiva do texto, no início da vida, o homem quis ter tudo aquilo que temos hoje como: a rádio, para controlar o nosso estado de espírito, o serviço militar, para destruir os campos dos homens, os uniformes, para dominar a nossa consciência,… Mas, no final de tudo houve um tremor de Terra e tudo isto acabou.
O titulo significa, para mim, a criação no limite.

Comentar por Francisco Barbosa

Para mim os maiores problemas do ser humano é que este é muito egoísta só vê as coisas para ele próprio e destrui o Planeta só para seu interesse. Este e tão mau que até mata os SEUS este também so pensa na destruição e guerra por coisas inúteis. Deus criou o mundo com muito amor e para que tudo o ser humano podese ser bom um para o outro, mas parece que isso não ressoltou.

Comentar por Ruben Bento

cuidado com os erros

Comentar por experienciaazul

O título do texto quer dizer que Deus criou o mundo com muitas coisas boas e que o homem tem vindo a destruí-lo. Ao longo da história o Ser Humano tem estado muito preocupado por não ser rico, tem contribuído para a divisão dos povos, criando guerras com grandes exércitos e armas muito destrutivas, com a ambição que Deus fosse igual a ele.

Comentar por Pedro Guilherme Neto 7º B

Os maiores problemas que , na perspectiva do texto, afligem a humanidade, são a probabilidade de que o Homem, o Céu e a Terra desapareçam, e o espírito de Deus paire nesse vazio.
A humanidade teme que este desaparecimento, fruto de Guerras, possa acontecer. Os povos cada vez mais, se unem e lutam para obter o poder e assim reinarem no Universo.

O Título tem como significado, o mundo ao contrário, ou seja, como seria o mundo se fosse dominado apenas pelo homem em vez de Deus.

Comentar por José Pedro nº14 7ºB

Os maiores problemas que afligem a humanidade são o abuso de poder, a guerra entre os povos e a ambição desmedida. O texto fala de um mundo criado pelo homem e de um deus criado à sua semelhança.Este mundo é construído com ódio, armas, medos, guerras e evolui para o seu fim, para um mundo vazio onde só o espírito de deus paira sobre as águas.
O título, “Criação ao revés” significa que esta é uma criação completamente inversa daquela que nos deu origem,em que Deus foi único e exclusivamente, o autor de tudo o que existe
( plantas, água, animais, etc.) e nos criou à sua semelhança, construindo um mundo com amor e que evolui para a felicidade de todos e nós caminhamos para Ele.Aqui, o mal surge quando o ser humano, enquanto livre, toma a decisão de escolher o caminho do orgulho e do egoísmo, construindo para si a sua própria lei.

Comentar por Maria Joana 7ºA nº 23

Para mim os maiores problemas do ser humano são: a ganancia, o poder, as guerras sem razão, as arma que criou cada vez mais atualizadas que matam inocentes, achar-se tão poderoso que pode criar um deus igual a ele sem se lembrar de que Deus é superior e o orgulho que tem nos erros que cometeu e que lentamente o vai matando.
Para mim o titulo tem a ver com o fato de em vez de o mundo estar a evoluir está a ser destruído pelos seus habitantes. Acho que o titulo faz sentido porque o contrario criação é destruição.

Comentar por Martina Maria 7ºA

1. “A CRIAÇÃO AO REVÉS” diz-nos que Deus criou o mundo para os humanos e a própria Terra evoluirem-se pacificamente sem guerras sem a ambição do homem pelo poder e a sua ganância. Mas desde que o homem começou a guerrear e a travar batalhas pelo poder.Ao travarem estas batalhas destroem o ambiente por exemplo o corte das árvores e não plantarem e quando as árvores acabarem morremos todos.
2. Para mim os dois maioresproblemas neste texto são :
– a ambição pelo poder, através das guerras
-diferenciação social

Comentar por lucas mora

O título significa que Deus criou o mundo para este evoluir de forma pacífica. Isto não está a acontecer. O homem está lentamente a destruir-se deixando que sentimentos como o egoísmo ou a ganância se sobreponham a bondade e a partilha.

Comentar por Juliana Resende Alves

O texto “A Criação ao Revés” quer transmitir-nos que Deus criou o mundo para ele se evoluir de forma positiva.
O homem está a destruir esta obra de Deus, pela sua ambição, ou seja, a luta pelo poder, provocando guerras entre as sociedades e a diferenciação social

Comentar por Daniela

Na perspetiva do texto, os principais problemas que a humanidade tem são o desejo de poder, a diferenciação socia, as guerras e, consequentemente, a criação de armas e instrumentos de destruição e, finalmente, que nem o próprio Deus que adoram ou a quem prestam culto sejam mais importantes que eles.
O título do texto “Criação ao Revés”, exprime a ideia do processo contrário à criação, a destruição.

Comentar por Beatriz Salvado Iglésias

Para mim os maiores problemas da humanidade são : a “ganância” das pessoas , a fome, acriaçao de coisas desneceçarias para um mundo feliz. O maior problema dos humanos é que ás vezes não se lembra qua ha´e haverá sempre uma força suhttps://gravatar.com/site/signup/perior a todos nós que é Deus.
o título do texto “criação ao revés” para mim significa que o ser humano em vez de criar destroi tudo em seu redor devido à sua ganancia, por isso para um mundo melhor é preciso ser menos ambicioso.

Comentar por Mafalda

O grande problema de que o texto fala é o facto de o ser humano querer resolver os seus assuntos diversos com guerras. Em vez de se continuar a criar como Deus queria estamos a destruir a obra de Deus e a criar novos instrumentos de guerra, e a matar pessoas, que sejam inocentes ou não não merecem este fim.

Comentar por João Gago

Na minha opinião, os maiores problemas que, na perspetiva do texto, afligem a humanidade, são o egoísmo, o desejo de ter mais riqueza e poder que os outros e sua diferenciação, as guerras e a construção de armas para as realizar, o achar que é superior a todos, inclusive ao próprio Deus.
O título do texto “Criação ao Revés” , significa que em vez de criarmos, fazemos exatamente o oposto, destruímos.

Comentar por Madalena Sobral

Deus criou o mundo com o intuito deste evoluir de forma positiva, pacifica e harmoniosa. No entanto, a evolução tem sido completamente invertida, visto que o homem, em vez de evoluir positivamente, está apenas a destruir-se a si próprio e ao seu mundo também. No texto “A Criação ao Revés”, o homem criou um Deus, pensando que poderia ser igualmente grandioso como ele, mas enganou-se, pois Deus era mais poderoso que o homem. Orgulhando-se do que tinha feito, o homem não percebeu que estava a provocar a destruição do seu mundo. Daí o título do texto ser tão adequado, visto “A Criação ao Revés” significar criação ao contrário, destruição.
A meu ver, os maiores problemas da humanidade são a enorme diferença entre os homens e o uso e abuso do poder do homem sobre os outros, para controlar e dominar, para daí tirar dividendos, utilizando, por exemplo, armas.

Comentar por Juliana




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: