Se Tu me Cativares


6º ano A Família

6º ano

Fica aqui a correção do teste esta parte é para ser passada por todos

1) A Lei que surgiu em Portugal na Idade Média, que incluia a proteção dos órfãos, foi a perfilhação e adoção

3) Com um dos progenitores a família é monoparental; quando estão presentes os dois progenitores a família é de tipo biparental , quando a família tem mais de três filhos classifica-se como Família numerosa.

5) Agregado familiar simples – casal com ou sem filhos, viúvo ou viúva com filhos. Agregado familiar isolado víúvo ou viúva , pessoa solteira que vive só.

6) Devido às grandes diferenças e mudanças sociais e culturais não é possível hoje encontrar uma definição única de família que abranja toda a sua realidade e complexidade.

7) Os laços de parentesco são um critério importante para a definição de família mas não podem ser considerados definitivos, porque se a família adotar uma criança esta não tem laços de sangue, mas é também um membro de pleno direito desta família.

8) Os três critérios que tradicionalmente serviam para definir família eram: os laços de parentesco, o casamento e a residência comum.

10) Podemos dizer que Jesus Cristo é um marco na história da humanidade, mesmo para os não cristãos, porque o calendário mais usado em todom o mundo tem como ponto de referência a data do seu nascimento. idosos

11) Jesus Cristo influenciou a vida e a cultura da sociedade porque tem sido fonte de inspiração para escritores, músicos, pintores, cineastas. Além disso a mensagem espiritualidade cristã inspirou estilos de arquitetura.

Olá 6º ano

Depois de ouvirem a canção o Velho de Mafalda Veiga escrevam um pequeno texto (cerca de oito linhas) onde digam qual é o lugar dos idosos na nossa sociedade.


41 comentários so far
Deixe um comentário

O lugar dos idosos na nossa sociedade é muito pouco ou quase nenhum pois as pessoas abandonam-os esquecendo que também vão chegar à idade deles e também vão ser o
“velho do jardim”. Na minha opinião a sociedade devia de respeitar mais os idosos visto que é a maior parte do nosso país e não é só por isso os idosos são pessoas e se toda a gente gosta de ser respeitado os mais velhos também. Era tão bom que os idosos não fossem abandonados e que não houvesse “o velho do jardim”.

Mariana Ribeiro Nº22 6ºA

Comentar por Mariana Gonçalves Ribeiro

Na minha opinião os idosos na nossa sociedade passam quase despercebidos nas pessoas. Ás vezes achamos os idosos uma seca porque só dormem só jogam ás cartas e não lhes damos carinho. Mas eles são os que necessitam de mais carinho pois são idosos e só pensam que ninguém gosta deles. Por isso devemos respeitar os idosos de igual forma que respeitamos outra pessoa pois eles podem ser esquecidos mas são os que sabem mais e mais nos ensinam. E se isso acontecer os idosos ainda se sentem mais felizes e já não vão tanto para lares pois lá tem com quem estar e em casa talvez não. Os idosos são tão importantes como nós!

Comentar por Beatriz Francisco Ferreira

Nesta música mostra que os idosos sentem-se sós “só e abandonado como o velho do jardim” e que precisam de alguém para os ajudar. E as outras pessoas agem como se os idosos fossem alguém horrível só por ser um velho sozinho e sentado no jardim a pensar no que tinha vivido. Talvez, também nos sentiríamos como se já não tivéssemos valor. Mas não é correto pois todos temos o mesmo papel na sociedade e todos somos importantes de igual maneira.

Maria João Morna 6ºB Nº21

Comentar por Maria João Morna

Na minha opinião, na nossa sociedade os idosos são ignorados, porque as pessoas mais jovens acham que as pessoas mais velhas, como os idosos, são uma seca porque só contam histórias sobre a sua vida ou de outros assuntos que pouco têm interesse, mas os idosos, são muitos sábios e de melhor experiencia de vida são talvez os que mais nos ensinam e por vezes nem são assim tão seca como achamos. Nós devíamos respeitar os idosos mais que as outras pessoas, porque são pessoas mais velhas e têm direito a mais respeito do que as outras como nem sempre acontece. Os idosos são muito importantes, talvez mais que as outras pessoas. Os idosos são supostamente mais importantes do que as outras pessoas porque têm mais experiência de vida. Devemos respeita-los por uma questão de educação, mas não só, também porque quando os idosos eram mais novos como nós também respeitavam os mais velhos. Não nos devemos esquecer dos idosos, porque afinal são seres humanos iguais aos outros.

Comentar por Ana Beatriz

Todos nós devemos respeitar muito os idosos. Temos de pensar que eles também já foram como nós.
Na nossa sociedade os idosos ainda são muito mal tratados. Muitas vezes esquecemos como foram muito importantes para nós e com quem aprendemos grande parte do que sabemos. Está na altura de ajudar os idosos: de tratar deles, acompanhá- los e acarinhá- los.

Comentar por Francisca Mónico

Na sociedade parece que os idosos não têm lugar , estão sós, mas não é verdade…
eles são iguais a nós têm os mesmos direitos que nós, devem ser mais bem respeitados e cuidados, pois estão simplesmente sentados num banco de jardim a pensar na sua vida, que parece estar o fim, mas não é por isso que os devemos olhar com desdém,como se fosse uma pessoa horrível, pois não o são.E eles têm muito para contar e ensinar.
Maria Manuel Matos Freitas Morna

Comentar por Maria Manuel Morna

Na minha opinião nunca devia existir um velho do jardim, porque ninguém se deve sentir sozinho.
Muitas vezes as pessoas consideram os idosos pessoas chatas e sem importância, porque os idosos são pessoas muito importantes ta igual como nós e qualquer pessoa no mundo.
Os idosos para além de mais velhos são pessoas mais sábias pois eles já viveram mais tempo do que nós.

Comentar por Francisco Nobre Malheiro

Na minha opinião os idosos não passam despercebidos na sociedade, pois para além de terem mais experiência de vida, têm mais sabedoria.
Os idosos, neste caso os que são avós, têm mais tempo para tomar conta dos netos, para os ajudar a superar as barreiras da vida e a ensinar-lhes tudo o que sabem.
Se não existissem os idosos a sociedade não seria o que é.

Comentar por Ines Brito

Os idosos na nossa sociedade são muito mal tratados e muito gozados, mas a juventude de hoje em dia não se importa comos idososmesmo sabendo que são eles que nos encinam os valores da vida e como a viver. Na minha opinião a sociedade devia respeitar mais os idosos e cuidar melhor deles pois eles são a maior parte da sociedade do nosso país. Era mesmo bom que os idosos não fossem mal tratados e que não houvesse o tal “o velho do jardim”.

Comentar por JOSÉ MIGUEL CARVALHINHO

Para mim, a maioria dos idosos não tem tido o lugar que merece na nossa sociedade. Eles lutaram e trabalharam para nos darem um futuro melhor, que é a vida que nós hoje temos. Quando as pessoas envelhecem e perdem algumas capacidades que tinham a tendência da nossa sociedade é esquecê-las ou mesmo abandoná-las. Eu acho que na sociedade os idosos deviam ter um lugar que representasse toda a nossa gratidão pelo esforço da sua vida.

Comentar por Vicente Lopes

Na minha opinião os idosos deviam ser mais respeitados na nossa sociedade, pois os idosos são pessoas como nós e devem ser tratados tal e qual como todos os outros.
Às vezes achamos os idosos muito aborrecidos porque não conseguem correr ou brincar como os nossos colegas de escola, mas existem outras coisas que podemos fazer com eles como conversar, pois as pessoas mais sábias na nossa sociedade são os idosos porque já viveram mais anos do que qualquer um de nós.
Por isso os idosos devem ser mais respeitados e acarinhados por todas as pessoas.

Comentar por Pedro Gil

Na minha opinião, acho que devíamos ligar mais ao que os idosos e as pessoas de terceira idade dizem, pois nós achamos que o que eles dizem é tudo uma seca, mas na verdade é muito importante para nós conseguirmos crescer com responsabilidades e muitas coisas mais que eles nos ensinam…Nós, tal como eles precisamos do carinho deles e eles do nosso, pois eles passam o dia a pensar nas suas vidas e por isso andam sempre tristes, quando nos vêm ficam todos contentes a pensar que lhes vamos dar o tal carinho que devíamos dar todos os dias. Por isso acho que os idosos mesmo os pobres os que andam bêbados…eles tem muita importância na nossa vida.

Comentar por Madalena Pereira

Na minha opinião, esta música tem uma bonita mensagem, pois aborda uma verdadeira realidade sobre a sociedade e os idosos.
Para mim os idosos são pessoas que nos transmitem sabedoria nas suas palavras e nos ensinam várias coisas. Tenho pena da maior parte deles, pois passam os seus dias sosinhos e abandonados, pois por vezes as familias são obrigadas a afastar-se por motivos profissionais e eles ficam um pouco ao “abandono”.
Hoje ja existem lares, casas de acolhimento, etc. onde eles podem ter uma companhia e por vezes uma familia que lhes dá carinho e conforto. Mas a sociedade em geral também deve ter uma atenção com os idosos, quando se cruzamos com eles na rua, etc. devemos de os ajudar e respeitar porque são pessoas mais velhas.

Comentar por Beatriz Gomes

Na minha opinião os idosos no nosso tempo não têm muita importância, mas são eles que nos ensinam milhares de coisas.
Toda a genta gosta de ser respeitada, tal como as pessoas de terceira idade. Nós estamos sempre a pensar que eles só dormem e que só sabem estar sentádos no sofá a ouvir a missa.
Eles estão sempre muito tristes, porque ninguém lhes dá atenção, ninguém fala com eles e ninguém passa tempo com eles.
Os idosos fazem muita falta na nossa vida!!!

Comentar por Francisca Fernandes Ferreira

Na minha opinião o lugar dos idosos na nossa sociedade é muito pouco pois as pessoas abandonam-os esquecendo que também vão chegar à idade deles e também vão ser o
“velho do jardim”. Na minha opinião a sociedade devia de respeitar mais os idosos visto que é a maior parte do nosso país e não é só por isso os idosos são pessoas e se toda a gente gosta de ser respeitado os mais velhos também. Era tão bom que os idosos não fossem abandonados e que não houvesse “o velho do jardim”.

Comentar por Beatriz Franco

O lugar dos idosos na nossa sociedade passam despercebidas, pois é uma sociedade em que as pessoas dão pouco valor e preocupação. Na minha opinião os idosos merecem que os seus familiares e amigos lhes dei-am mais valor e carinho, pois são eles e as crianças que necessitam de mais atenção amor. Era bom de que as pessoas refletissem melhor sobre esses assusnto, e, tratassem melhor os seus idosos.

Comentar por Ana Sofia Fonseca 6º A

Na nossa sociedade os idosos são desvalorizados e também são um pouco esquecidos. As pessoas não conseguem perceber que eles, apesar de terem já alguma idade, continuam a ser pessoas com muita experiência e com muitas vivências que nos ajudariam, com certeza, a ultrapassar os desafios do dia-a-dia.
Os idosos necessitam da nossa atenção, dedicação e fundamentalmente precisam do nosso amor.
Os idosos não devem ser abandonados no “banco do jardim” (nem em nenhum outro lugar).

Comentar por Ana Sofia Silva

Os idosos são pessoas muito importantes que fazem parte das nossas vidas e que nós devemos respeitá-los. O problema é que nos dias de hoje, este gesto é raro acontecer e não reparamos que as suas vidas acabam mais depressa. Este problema é muito comum, pois, muitas vezes, desprezamos os idosos quando passamos por eles, e pensamos que eles não precisam da nossa ajuda, nem da nossa força para viverem.
O lugar dos idosos é este, na solidão, e todos nós podemos resolver este problema se todos colaborarem, para que os idosos tenham uma vida melhor!!!

Comentar por Matilde Henriques Cardeira

A partir da canção que ouvi eu acho que o lugar dos idossos na sociedade é um pouco despercebido visto que quando alguém passa por um idoso sentado num banco de jardim as pessoas nao querem olhar porque nao querem pensar no que seram quando forem mais velhos.Os idosos presicam que nós nos dediquemos a eles mais tempo e eles não presicam que nós lhes demos desprezo.Eles devem ser reconhecidos como pessoas e não como simples “estátuas” solitárias sentadas num banco de jardim.

Comentar por Joana Mendes Rodrigues

O lugar dos idosos na nossa sociedade é quase como se não fossem ninguém. quando passamos por alguém assim com uma certa idade não lhe ligamos porque não queremos nos ver quando formos assim e não lhes damos o carinho necessário que eles precisam. Os idosos são pessoas frágeis que deviam ser tratados como um bebé porque este também é muito frágil, quando um bebé nasce é sempre a coisa mais fofa do mundo e dão todo o carinho ou até demais e quando cg«hgarem a idosos vão viver solitários sem aquele carinho que recebiam em pequenos porque os idosos já têm rugas e não uma cara lisa como a dos mais novos. Eu acho que devíamos tratar os idosos de forma igual.

Comentar por Ana Luzia

O lugar dos idosos na nossa sociedade é praticamente nenhum pois as pessoas abandonam-os esquecendo que também vão chegar à idade deles e também vão ser o
“velho do jardim”.A sociedade devia respeitar mais os idosos visto que é a maior parte do nosso país e porque os idosos são pessoas e se toda a gente gosta de ser respeitado os ´´velhos“ também. Os idosos não deviam ser abandonados e tornarem-se o ´´velho do jardim“

Comentar por Joao Santos 6ºB

O lugar dos idosos cada vez diminui mais do que era, pois muita gente esquece-se que vão chegar aquela idade e que os idosos já trataram de nós com muito carinho, amor e respeito. No entanto temos que ser como eles, trata-los como se fossem bebés e fazer-lhes companhia mesmo que achemos uma seca, pois quando eles tratavam de nós podiam querer estar com os amigos. E se nós os ajudarmos, tenho a certeza que eles vão gostar mais de nós e vão também ficar muito mais felizes do que eram.

Comentar por Maria Carolina

Na minha opinião, os idosos são como todos nós.
Têm os mesmos direitos e são seres humanos tais como nos e não é por terem idades diferentes que vão ser tratados de outra forma.
Então temos de os tratar bem. Por isso eles têm todo o direito de estar num sitio qualquer, como jardins, nas nossas casas, nos parques…

Comentar por francisca cartaxo

Por tanto têm os mesmos direitos

Comentar por francisca cartaxo

Os idosos, na nossa sociedade, são, por muitas vezes, abandonados, deixados sozinhos. Nós, precisamos de lhes dar mais atenção pois, eles são como nós, são apenas mais velhos e isolam-se por pensarem que ninguém gosta deles. Quando isso acontece, eles não são felizes, e tentam arranjar algum lugar que os faça sentir melhor, como na canção fala do banco de jardim. Por vezes, eles estão em casa sozinhos, e vão para lares onde têm com que estar, mas nos lares, eles não vêm quem mais gostam, a sua família. Eles devem ser acolhidos por toda a gente e devem receber o mesmo respeito que nós.

Comentar por Maria Inês

Os idosos na sociedade devem ser sempre respeitados e nunca abandonados. Eles devem ter a mesma atenção do que nós pois são pessoas iguais a qualquer outra, só que têm mais idade.Na minha opinião os idosos são muito divertidos, com muita sabedoria e importantes. Podemos aprender muito com eles. O lugar do idosos é junto das suas famílias e não sozinhos num “banco de jardim”.Como o provérbio diz “Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti”, ou seja, não deixes os idosos sozinhos se não queres que também te deixem.

Comentar por Mariana Marques Nº 21 6ºA

Os idosos, aos olhos da nossa sociedade são pessoas diferentes de nós. Ninguém lhes dá atenção receando acabar como eles ali sentados, sozinhos. A nossa sociedade não compreende que os idosos não são apenas mais uma pessoas aborrecida, mas sim, pessoas com experiência de vida e sabedoria que têm muito para nos ensinar. Os idosos são pessoas que, como toda a gente, precisam de ser amados, respeitados e compreendidos. Os idosos são, sobretudo, aqueles que mais nos ensinam a compreender e a ver a vida de uma forma positiva. A nossa sociedade devia começar a colocar-se no lugar dos idosos e a fazer alguma coisa para que eles não se sintam abandonados e para não acabarem por ser como o “velho do jardim”.

Comentar por Inês Vieira

Esta canção do “Velho no Jardim”, fala dos idosos que estão sozinhos e abandonados, apenas à espera de morrer e dar lugar a outros. Lamento que a nossa sociedade não respeite, nem consiga ajudar estas pessoas. Os valores familiares estão em crise e as pessoas não reconhecem o valor de quem as criou e lhes deu a vida. Fico feliz que na minha família tenha sido diferente, pois os meus bisavós viveram connosco até falecerem e sempre cuidámos deles com amor e carinho. São estes os valores que a minha família me transmitiu…são estes valores que faltam hoje na nossa sociedade. Amanhã também nós seremos idosos e o nosso modo de agir hoje é exemplo para os outros.

Comentar por Stella Cintilante

Eu penso que os idosos têm um papel muito importante na sociedade. São eles que nos transmitem toda uma enorme sabedoria, resultado da sua enorme experiência de vida. Para além do que nos ensinam, estão sempre disponíveis para nos ouvir, para nos dar carinho e nos ajudar a tomar alguma decisão mais difícil. Os idosos devem ser sempre respeitados enquanto pessoas mais velhas e acho que é obrigação de toda a sociedade protegê-los e oferecer-lhes um final de vida digno. Merecem, assim, todo o nosso respeito e admiração.
Infelizmente, por vezes, isso não se verifica, sabe-se que há famílias que os abandonam, que não lhes dão proteção e, sobretudo, atenção. O egoísmo está cada vez mais presente na sociedade e o “elo mais fraco” é abandonado, marginalizado, mal tratado, ignorado, como refere a canção.
É muito importante que todos lancem o apelo: vamos olhar pelos “nossos avós” e acolhê-los com amor e carinho! Os idosos merecem respeito, muito amor, muito apoio, muita companhia e muita atenção. Com eles, vamos crescer e aprender muito mais do que podemos encontrar nos livros. Um dia, sermos nós “os avós”, “sentados num banco do jardim “e também iremos querer ser respeitados e amados com carinho.

Comentar por Lourenço Costa

na minha opinião os idosos estão a ser « rejeitados » pela sociadade e as pessoas mais velhas são muito importantes para a sociedade pois são eles que têm muito conhecimento. os idosos têm mais tempo disponível ou seja mais tempo para olhar para o passado e ver no que erraram e as coisas que podem melhorar para se ajudarem a si e aos outros tendo assim mais sabedoria e experiencia perante a vida. as pessoas mais velhas são aquelas que transmitem afeto, sabedoria, calma e conhecimento da vida para que nós tenhamos erros que as outras pessoas nos tenham avisado.

Comentar por mariana filipa sousa matias

O lugar dos idosos no mundo perto da família, pois as pessoas esquecem que os idosos são tão frágeis como as crianças, logo tem de receber o mesmo carinho, amor e alegria para não estarem solitários num banco de jardim, onde ninguém lhes liga.
eles merecem um lugar importante na nossa vida.

Comentar por Inês Confraria

Os idosos, hoje em dia, são desvalorizados pela maior parte da sociedade por serem “inúteis” aos olhos de algumas pessoas pois não têm habilidade e não dão lucro para as suas famílias ou sociedade. Também são mais desvalorizados nas grandes cidades porque muitos dos filhos trabalham e não têm tempo para lhes dar atenção; são muitas vezes ignorados sendo até um estorvo para as suas famílias que os colocam num lar afastando-os do convívio familiar.
Os idosos não devem viver na solidão nem em casa nem no “banco do jardim” nem em lugar nenhum.
Eles são pessoas como nós só com mais experiência, sabedoria e valores

Comentar por Laura Neto Nº16. 6ºA

Na minha opinião, os idosos são muito importantes para a sociedade, pois são eles que nos ensinam as melhores lições de vida, mas mesmo assim são as pessoas mais desrespeitadas, e não devia ser assim. Os idosos deviam receber o nosso carinho e amor, pois é isso a coisa que eles mais precisam. São eles que nos dão isso e acho que também devemos retribuir-lhes, pois os idosos não são uma seca, por vezes até podem ser os mais divertidos com as suas histórias. É por isso que eu acho que eles deviam ser mais respeitados

Comentar por Eva Vieira

Na nossa sociedade os idosos são desvalorizados e às vezes até mesmo esquecidos. As pessoas não conseguem perceber que eles, apesar de terem já alguma idade, continuam a ser pessoas como nós e continuando a precisarem de cuidados.
Os idosos necessitam da nossa atenção, dedicação e fundamentalmente precisam do nosso amor.
Os idosos não devem ser abandonados no “banco do jardim” (nem em nenhum outro lugar).

Comentar por Sara Pedro

Existe uma ideia errada e preconceituosa sobre os idosos e o seu papel na sociedade. As pessoas imaginam um idoso uma pessoa de bengala, curvado e que não serve para nada. O idoso é um sábio e temos muito a aprender com ele. Transmite-nos valores, experiência, cultura…que passam de geração em geração. Por exemplo, os avós têm um papel importante na transmissão de afetos aos seus netos e na transmissão da história, cultura e tradição familiar. Infelizmente, alguns idosos são desrespeitados e abandonados pela família, depositados em lares ou vivem solitários na sua própria casa. É muito importante cuidarmos bem dos idosos, eles precisam ser valorizados, viver com dignidade, tranquilidade e receber o carinho da família. Ao respeitarmos as pessoas idosas estamos a tratar o nosso próprio futuro com respeito e a evitar que nós tenhamos o mesmo fim que o “velho do jardim”.

Comentar por Pedro José Mota de Freitas Jordão

Eu acho que o lugar dos idosos é em casa com a família porque eles necessitam de apoio e muito carinho pelos membros da família.
Quando um dia nós formos idosos nós vamos receber muito carinho e apoio pelos membros, se pensar mos só em nós, na velhice vão nos deixar abandonados e se pensarmos em todos os outros ai vão nos acolher com muito amor e carinho e vamos receber muito carinho e muita alegria.
Os idosos tem que receber carinho e têm que se sentir muito respeitados.

Comentar por Henrique Ruivo

O lugar dos idosos na nossa sociedade é no topo do nosso coração pois eles são mais velhos do que nós e assim sabem mais, são mais experientes e são muito bem educados. Nós também os devemos respeitar pondo – los no topo da sociedade..
Eu quis dizer que o lugar dos idosos na nossa sociedade é o topo ou seja serem cuidados por nós.

Comentar por Francisco Caseiro

Eu penso que o lugar dos idosos na nossa sociedade é muito importante. São idosos é que nos transmitem alguma da informação do passado são eles que nos dão sabedoria e que nos dão muito amor e carinho,pois são eles que tem mais sabedoria. Se não fossem eles não saberiamos tantas coisas.

Comentar por Aurélio José

Na minha opinião os idosos na nossa sociedade são desvalorizados e são esquecidos. Nós não nos apercebemos que eles( apesar de já terem alguma certa idade), continuam a ser muitos importantes na nossa sociedade e ajudam-nos a ultrapassar problemas do nosso dia-a-dia.
Os idosos necessitam da nossa atenção tal como nós.
Os idosos não devem ser abandonados em nenhum lugar principalmente no “banco do jardim”.

Comentar por Beatriz Domingos

Para mim, o lugar dos mais velhos deveria ser o mais respeitado de todos, porque já tem mais sabedoria e mais experiências de vida.
Mas na realidade é ao contrario, são tratados como pessoas sem valores, abandonados pelas famílias, que, não querem gastar dinheiro em lares.
A imagem que temos quando se fala em idosos abandonados é um idoso, triste, sentado num banco de jardim, porque o vemos muito regularmente no mesmo sítio, onde passamos todos os dias, mas ignoramos-os.

Comentar por Pedro Manuel

o lugar dos idosos é uma sociedade onde nós os temos de respeitar, são eles que nostranmitem a sabedoria nos ajudam e não são maus até são bons e tem muita experiencia sabem tudo e nós aprendemos com eles!
eles ajudam nos em tudo o que é preciso

Comentar por marco duarte 6ºA




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: